Com o objetivo de levar à comunidade informações sobre o período da piracema, servidores do escritório da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, localizado no município de Araguacema, acompanhados da pedagoga, Helia Regina Araújo da Silva, realizaram nesta terça-feira, 3, atividades de Educação Ambiental junto aos moradores da cidade.
A mobilização com panfletagem teve início no terminal rodoviário e seguiu por ruas e avenidas do centro de Araguacema, como a Avenida Dom Pedro I, Avenida Bernardo Sayão, Praça Gentil Veras, com finalização das atividades na Avenida Presidente Vargas.
Conforme a pedagoga, Helia Regina, a equipe técnica entregou panfletos contendo portarias do Naturatins, como a de nº 124, de 22 de outubro de 2020, que fixa o período de defeso da piracema entre 1º de novembro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021.
“O material publicitário destaca a proibição neste período, do exercício da pesca em todas as suas modalidades, nos rios, lagos ou qualquer outro curso hídrico existente no estado do Tocantins. Além da portaria nº 106, de 27 de março de 2019, que dispõe sobre a Cota Zero para transporte de pescado na modalidade pesca esportiva e amadora no Estado”, afirmou Helia Regina.
Também foram divulgadas informações referentes à portaria nº 045, de 3 de abril de 2020, que dispõe sobre a prorrogação da suspensão de pesca em todas as modalidades no Rio Caiapó e adota outras providências.
Durante a sensibilização os moradores receberam a Cartilha Coquetel que contém informações sobre ações do Naturatins, bem como menciona as riquezas naturais ligadas à área de atuação do órgão. O material gráfico também aborda os pontos turísticos situados nas Unidades de Conservação de Proteção Integral e as de Uso Sustentável que têm a gestão na responsabilidade do Instituto.
Outras atividades de Educação Ambiental estão sendo programadas para este período de defeso da piracema.