Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Uma pessoa é investigada em Araguaína (Foto: Rafael Henrique/Getty Images)

Uma pessoa em Araguaína/TO, a cerca de 380 km de Palmas, é investigada pela Polícia Federal (PF) por suposta participação em um esquema de fraudes envolvendo pagamentos do Auxílio Emergencial. Na manhã desta segunda-feira, 9, agentes da PF cumprem mandado de busca e apreensão contra o suspeito.

A Operação Primeira Parcela está sendo realizada nesta segunda nos estados de São Paulo, Bahia e Tocantins, com o objetivo de identificar e desarticular a atuação de um suposto grupo criminoso que cometeu irregularidades para receber valores do Auxílio Emergencial. São cerca de 60 policiais federais cumprindo 10 mandados de busca e apreensão, além de quatro ordens de prisão.

No Tocantins, só há informação de um único investigado, que é suspeito de de cometer os crimes de furto mediante fraude e lavagem de dinheiro, além de possível envolvimento em quadrilha especializada em fraudes bancárias.

De acordo com a Polícia Federal, cruzamento de dados revelaram que os suspeitos utilizavam dados de terceiros para solicitar o benefício concedido pelo Governo Federal aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados durante a pandemia de Covid-19.

A operação é resultado da Estratégia Integrada contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), que é formada pela Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) o Ministério da Cidadania (MCid) , a CAIXA, a Receita Federal (RF), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (CGU).

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro, entre outros.

Os pagamentos indevidamente realizados são objeto de análise por parte da Polícia Federal e das demais instituições. Quem tiver recebido as parcelas sem preencher os requisitos legais deverá devolver os valores sob pena de ser alvo de investigações criminais.