Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PM trabalha para evitar a invasão da área pública e particular PM trabalha para evitar a invasão da área pública e particular

Desde o dia 28 de outubro deste ano, a Polícia Militar vem atuando na manutenção de posse da propriedade Pharmacon, área pertencente ao município de Araguatins, norte do Estado, localizada na Rodovia TO-010, altura do km 06, bem como da Fazenda Esmeralda, propriedade particular que fica entre Araguatins e São Bento/TO. A justiça, através da Vara Cível da Comarca de Araguatins já concedeu Mandado de Manutenção de Posse e a PM vem desde então trabalhando para a manutenção da ordem nos locais que estão sendo ameaçadas de invasão, por grupos organizados.

A Polícia Militar, por meio da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º Batalhão da PM (9º BPM), através de diligências realizadas, já identificou todos os líderes e incentivadores que planejam invadir as propriedades. O levantamento feito pela PM apontou a existência de reuniões presenciais, onde se comunicam no planejamento da invasão das propriedades. A PM vem acompanhando todos os assuntos que ali são abordados. Entre os líderes e incentivadores há inclusive pessoas de outros Estados.

Juntamente com a Prefeitura Municipal, a Polícia Militar já vem tomando as precauções a fim de evitar que o intento dos criminosos seja concretizado. Na quarta-feira, 4, os dois órgãos se reuniram com o objetivo de alinhar as medidas que já vem sendo adotadas pela Polícia Militar (PM) frente a retirada ou até mesmo prisão dos invasores que resistirem a ordem de desocupação, caso isso aconteça. Na sexta-feira, 6, a PM deflagrou a Operação com o intuito de manter a ordem e a segurança pública na localidade.

Equipes de radiopatrulha (RP), da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), do Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPCHOQUE), de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam), da Força Tática (FT) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) estão atuando, antes, durante e depois das eleições. De acordo com o levantamento realizado, os criminosos se mobilizam para aproveitarem as movimentações das eleições municipais que acontece no próximo domingo, 15, e executarem a invasão. Para o período a Polícia Militar já conta com reforços de outras Unidades da PMTO.

A PM cumpre seu papel constitucional, que é o de preservar a ordem pública em conformidade à lei. Vem por meio do policiamento ostensivo e preventivo garantindo a paz social e a tranquilidade do cidadão de bem, fundamentada nos princípios dos direitos humanos. Caso haja invasão das respectivas áreas, seus responsáveis serão presos e entregues à Justiça conforme os rigores da vigente lei.