Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Novembro é o mês de campanha de conscientização à prevenção do câncer de próstata e de reflexão sobre a importância de os homens procurarem atendimento médico como prevenção e também tratamento. A campanha Novembro Azul surgiu com o objetivo de quebrar o preconceito dos homens de procurar o médico e, quando necessário, fazer os exames necessários.  

Em Gurupi, a Secretaria Municipal de Saúde durante todo este mês realizará uma programação especial nas Unidades Básicas De Saúde voltadas à promoção da saúde masculina. Os homens poderão procurar as unidades, realizar as consultas e, se for necessário, será realizado o exame para o diagnóstico da doença. Além do exame de próstata, serão oferecidos atendimentos como consultas médicas, consultas de enfermagem, consultas odontológicas, atualização do cartão de vacinas, palestras, entrega de folhetos informativos, durante todo o mês.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Pakalolo, algumas unidades, como as dos setores, Campo Belo, Waldir Lins e Pedroso, funcionarão no horário noturno para dar mais oportunidade ao homem de procurar o atendimento. “Muitos homens devido ao trabalho não conseguem ir ao médico e agora não haverá desculpa. Há mais essa oportunidade de cuidar-se”, destaca.

Pakalolo destaca a importância de o homem procurar atendimentos, não deixar para ir ao médico apenas quando sente alguma dor. “Os homens, muitas vezes pela correria do dia-a-dia, deixam saúde de lado e isso não pode acontecer. Vamos aproveitar esse mês para nos cuidarmos”, enfatiza.