Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (SINTRAS-TO) informa que servidores nos hospitais tem reclamado da alimentação que é oferecida, afirmando que: “frango todos os dias ninguém aguenta”. Diante disso o Sintras notificou a Secretaria Estadual da Saúde buscando solução e explicação para a falta de uma alimentação balanceada, já que o recurso é disponibilizado pontualmente para este fim.

“Não vejo o porquê desse impasse, já alertamos várias vezes o Estado sobre este assunto, mas os servidores continuam sofrendo com a falta de uma alimentação em quantidade e qualidade nutricional digna nas unidades hospitalares”, afirma o presidente Manoel Pereira de Miranda.

O sindicato reforça ainda que um cardápio repetitivo em dias consecutivos gera um desconforto e desequilíbrio na alimentação dos servidores. Segundo o sindicato, os profissionais necessitam de uma boa alimentação diariamente para que o organismo assimile os nutrientes necessários para a realização das suas funções vitais, inclusive proporcionando uma boa disposição física e mental para realização de procedimentos seguros durante os atendimentos aos pacientes.

Ainda segundo o Sintras, é necessário construir um planejamento para manter uma constância no padrão de qualidade no fornecimento dos alimentos. Na notificação o sindicato cobra a regularização do fornecimento da alimentação em qualidade e quantidade nutricional visando este equilíbrio fisiológico dos profissionais da saúde que laboram em regime de plantão.

O sindicato aguarda retorno com soluções do problema registrado na notificação protocolada ao diretor geral do Hospital de Porto Nacional, Ronielson Pinto Ciqueira, e do secretário de Estado, Luís Edgar Leão Toline.