Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju) informa nesta quarta-feira, 18, que as Casas de Prisão Provisória de Palmas e Araguaína e as Unidades Penais de Dianópolis e Colinas do Tocantins encontram-se em período de quarentena devido a detecção de casos positivos de Covid-19.

Na capital, Palmas, 5 servidores foram diagnosticados com a doença e encontram-se afastados das atividades laborais. Na CPP de Araguaína, três custodiados estão em tratamento e isolados dos demais internos. Já nos estabelecimentos penais de Dianópolis e Colinas, há dois casos em cada uma das unidades, ambos também em isolamento e recebendo os cuidados médicos.

A Seciju esclarece que diante das confirmações, conforme previsto no Plano de Retomada Progressiva das atividades presenciais, as visitas sociais e atendimentos jurídicos presenciais estão suspensos nessas unidades por 15 dias, com reavaliação médica após o 15º dia, até que o ciclo do novo coronavírus seja interrompido.

Todas as medidas se fazem necessárias para que a saúde dos servidores, pessoas privadas de liberdade, advogados e familiares seja preservada. Contudo, as atividades do projeto “Televisita”, que permite ligações telefônicas e por vídeochamadas entre os custodiados e seus familiares seguem normalmente.

Cabe ressaltar também que as equipes de saúde estão monitorando toda a população carcerária das unidades com casos positivos de Covid-19, além de recomendar atenção aos visitantes que compareceram às unidades nos últimos sete dias.

Por fim, a Seciju esclarece que nas 34 demais Unidades Penais do Tocantins as visitas sociais e atendimentos presenciais seguem normalmente seguindo o agendamento prévio, os protocolos de segurança e o calendário estipulado pela direção de cada estabelecimento.