Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Investimentos garantirão melhorias nas condições de produção

Investimentos garantirão melhorias nas condições de produção Foto: Thiago Sá

Foto: Thiago Sá Investimentos garantirão melhorias nas condições de produção Investimentos garantirão melhorias nas condições de produção

Foram divulgadas as ordens de reinício da consultoria para gestão integrada e do serviço de apoio aos produtores do Distrito de Irrigação São João. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), é responsável pela gestão do projeto desenvolvido no distrito e está promovendo ações que visam melhorias na infraestrutura e no fortalecimento da sua cadeia produtiva e de uma gestão integrada.

Serão retomadas a execução de dois contratos com foco no Projeto São João. Um contrato envolve o serviço de apoio técnico que deve ser dado aos irrigantes na comercialização do que é produzido no distrito. A ação tem como objetivos dar capacitação e expertise, por meio de experiências, aos produtores. E ainda, deve promover a interação entre os diversos setores da cadeia, de empresários a consumidores do Tocantins e de outros estados para onde são comercializadas as frutas do projeto, como Goiás, Distrito Federal, Pará, Bahia e Maranhão.

Já o outro contrato refere-se a uma consultoria especializada para a gestão integrada do perímetro público de Irrigação do São João. Na ação, os irrigantes devem receber capacitação para melhor operarem o projeto e sua infraestrutura de uso comum, como os sistemas de bombeamento, pressurização e irrigação.

Os contratos foram reiniciados na última segunda-feira, 16. A paralisação dos serviços ocorreu, há cerca de oito meses, em virtude das medidas de prevenção e de combate ao contágio do novo Coronavírus, visto que as atividades envolvem a presença de consultores externos no projeto bem como de reuniões com participação de produtores.

Segundo o superintendente de Irrigação e Drenagem da Seinf, Marcus Carlos Costa, a duas medidas devem ajudar na sustentabilidade do projeto. “A gestão integrada é uma das ferramentas essenciais para que o Distrito de Irrigação São João possa operar o empreendimento de forma mais eficaz”, reforçou.

 Projeto é um dos  principais do Estado (Foto: Thiago Sá)

Dentre outras medidas tomadas para a sustentabilidade do Projeto de Irrigação São João estão a revitalização da infraestrutura de irrigação e, futuramente, a construção de um pórtico de entrada e a reforma do Centro Administrativo. O superintendente da Seinf, Marcus Costa, explica que essas outras ações desenvolvidas vão dar todas as condições logísticas e técnicas para que o Distrito de Irrigação possa ter um melhor controle na entrada.

“Vai dar segurança aos produtores e maior proximidade com a assistência técnica, já que o Centro Administrativo será o ponto de apoio da diretoria do distrito e dos técnicos dos órgãos estaduais que apoiam tecnicamente os irrigantes, tais como Seinf, Seagro, Ruraltins e Adapec”, pontua.

As ações de fortalecimento do Projeto de Irrigação do São João são realizadas pelo Governo do Tocantins em parceria com o Banco Mundial e o Programa de Desenvolvimento, Integrado e Sustentável (PDRIS).

São João

O Distrito de Irrigação São João está localizado no município de Porto Nacional, a 25 km de Palmas. Iniciado no ano de 2001, o projeto de irrigação compreende uma área de 3.654 hectares com infraestrutura de irrigação para a produção de hortifrutigranjeiros em 326 lotes de pequenos produtores e 37 lotes empresariais.

O potencial de produção do projeto chega a 40 toneladas de alimentos por hectare. Atualmente, somente 1.000 hectares possuem a cultura de cultivo por meio de abacaxi, banana, maracujá, manga, melancia e mandioca.