Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Os atendimentos são realizados na hora, por oito profissionais da Secretaria da Saúde de Araguaína

Os atendimentos são realizados na hora, por oito profissionais da Secretaria da Saúde de Araguaína Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Os atendimentos são realizados na hora, por oito profissionais da Secretaria da Saúde de Araguaína Os atendimentos são realizados na hora, por oito profissionais da Secretaria da Saúde de Araguaína

A ação realizada em um posto de combustíveis no perímetro urbano da BR-153 em Araguaína, tem como principal foco orientar os caminhoneiros para os cuidados com a saúde e prevenção contra a covid-19. A Gincana do Caminhoneiro, organizada pela rede de postos Petrobras, reúne os caminhoneiros durante a parada para uma pequena competição de habilidade com o volante, oferecendo em parceria com a Prefeitura de Araguaína atendimento de saúde no próprio local.

“Esta ação já tem 29 anos nas estradas brasileiras e o grande prêmio da competição é um caminhão zero km, mas principalmente neste ano de pandemia, nosso foco tem sido o trabalho de orientação e cuidado com a saúde dos caminhoneiros”, explicou o produtor da Gincana do Caminhoneiro, Maurício Marques.

A caminhoneira Larissa Cristina da Silva é uma das poucas mulheres na estrada e diz que não é apenas a falta de tempo do caminhoneiro que atrapalha a manutenção e o cuidado com a saúde. “Minha família é de caminhoneiros, aprendi a profissão com o meu pai e sei como é grande a resistência, principalmente dos homens em procurar atendimento médico periodicamente. Por isso quando tem esse tipo de ação, é preciso aproveitar a oportunidade”.

Atendimento preventivo

Os atendimentos são realizados na hora, por oito profissionais da Secretaria da Saúde de Araguaína, entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, das 8 às 18 horas. Entre os serviços oferecidos estão a aferição da pressão arterial e o teste de glicemia, ajudando na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.

O senhor Alexandre Custódio foi um dos primeiros a receber atendimento pela manhã e acabou descobrindo que estava com a glicose alta e pressão alterada. “Foi uma surpresa, mas muito importante para que assim que chegar em casa, eu possa procurar meu médico. Muitas vezes por conta da correria da nossa profissão, nós deixamos esses cuidados para depois e hoje recebi esse alerta importante”, disse o caminhoneiro.

Covid-19

Durante a ação, os caminhoneiros também podem atualizar a caderneta de vacinação, recebendo por exemplo a dose da vacina contra o vírus da gripe. “Nós também estamos aproveitando a oportunidade para reforçar aos motoristas sobre os cuidados que precisamos ter com a transmissão da covid-19. Caso o paciente apresente algum sintoma que seja considerado suspeito de covid-19, ele será encaminhado para as unidades referência em Araguaína”, destacou Cisley Coelho, enfermeira da Atenção Básica em Saúde.