Em sua 30ª edição, a Gincana do Caminhoneiro - mais tradicional ação itinerante das estradas brasileiras, que tem como proposta a valorização dos transportadores rodoviários de carga – já está cruzando o País há quatro meses e acaba de chegar no Tocantins, para levar àqueles que circulam por lá a oportunidade de participarem da disputa do slalom, que dará ao vencedor da temporada um caminhão Iveco Tector zerinho.
Ao entrar no Tocantins, a GDC tem paradas programadas em duas cidades às margens da BR-153, Pugmil e Araguaína, em postos da Petrobras da Rede Siga Bem, para receber os caminhoneiros com toda a comodidade e estrutura. Nos dias 13 e 14 de setembro, a equipe da GDC se instala Pugmil, no Posto Pugmil – no km 522,5 da BR-153, no entroncamento com a TO-354, de onde parte para Araguaína para realizar etapa nos dias 19 e 20 de novembro, no Posto Toca da Onça, no km 148 da mesma rodovia.
Os participantes da Gincana do Caminhoneiro no Tocantins terão dois dias em cada uma das cidades para mostrarem que são bons de braço, participando da disputa do slalom com o objetivo de ziguezaguear entre cones para concluir o percurso estabelecido pela organização no menor tempo possível e sem derrubar nenhum obstáculo. Tanto em Pugmil como em Araguaína será classificado para terceira semifinal da temporada aquele que registrar o menor tempo na pista. Eles se unirão aos motoristas que registrarem as melhores performances da 37ª a 54ª etapas, no dia 25 de setembro, em Feira de Santana/BA, quando disputarão cinco vagas para a final do evento, prevista para fevereiro/23.
E o bem-estar do caminhoneiro também está na pauta do evento! Em Pugmil, com o apoio da Secretaria de Saúde, estarão disponíveis testes de glicemia e aferição de pressão arterial, para detectar precocemente doenças silenciosas como diabetes e hipertensão. Já em Araguaína, além dos serviços oferecidos na etapa anterior, a Secretaria de Saúde da cidade colocará à disposição do evento uma ambulância, para eventuais emergências identificadas durante os atendimentos. Além disso, os participantes da GDC – que conta com o patrocínio da Iveco e dos postos Petrobras da rede Siga Bem - terão acesso a um painel com informações de como manter hábitos saudáveis, com dicas de alimentação, exercícios e posturas adequadas que podem deixar o dia menos estressante.
Todos os caminhoneiros com CNH C, D e E podem participar da GDC, sendo gratuita sua passagem pelo circuito de saúde e a realização de sua volta na pista. Porém, para ter seu tempo validado e disputar oficialmente o grande prêmio da temporada, o caminhoneiro precisa apresentar, no momento da inscrição, um cupom fiscal com o consumo de R$ 1.000,00 em diesel ou ter adquirido um balde de óleo Lubrax Top Turbo / Top Turbo Pro, Avante ou Extremo HD nos postos da Rede Siga Bem. O cupom tem validade de até sete dias antes da etapa.