Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em Araguaína, são mais de 15 mil homens acima dos 40 anos cadastrados nas UBS

Em Araguaína, são mais de 15 mil homens acima dos 40 anos cadastrados nas UBS Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho Em Araguaína, são mais de 15 mil homens acima dos 40 anos cadastrados nas UBS Em Araguaína, são mais de 15 mil homens acima dos 40 anos cadastrados nas UBS

Segue até o fim do mês a programação da Campanha Novembro Azul de conscientização sobre o câncer de próstata. Em Araguaína, 17 unidades básicas de saúde (UBS) estão desenvolvendo atividades educativas de prevenção à doença, além da oferta gratuita de consultas e do exame de sangue, por meio do antígeno prostático específico (PSA).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a procura de homens pela consulta e o exame de PSA ainda é pequena nas unidades. “Com a pandemia do coronavírus, a busca pelo atendimento durante a campanha segue abaixo do esperado. Mas é importante lembrar que estamos tomando todas as medidas de segurança necessárias”, explicou a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Pamella Araújo.

Entre esses cuidados estão o agendamento prévio das consultas e exames para evitar aglomeração de pacientes, o distanciamento e o uso obrigatório de máscara.

Procura tímida

Em Araguaína, são mais de 15 mil homens acima dos 40 anos cadastrados nas UBS. No ano passado, o número de exames de PSA realizados durante a campanha foi de 1.940. Já neste ano, até dia 18, menos de 1 mil homens fizeram a prevenção.

“Vale destacar que o câncer de próstata é o segundo tipo que mais atinge os homens brasileiros e os exames podem ajudar a diagnosticar mais cedo a doença contribuindo para a eficácia do tratamento, por isso reforçamos a importância de os homens aderirem a campanha”, disse a coordenadora.

Programação

As atividades do Novembro Azul seguem até o dia 30, nas 17 UBS, com a realização de palestras educativas, consultas e a coleta de sangue para o PSA em homens com mais de 45 anos. Para o agendamento basta procurar uma das unidades ou solicitar marcação ao agente comunitário de saúde do bairro.

Os pacientes das UBS Albeny Soares e José Rezende, unidades de referência da covid-19, devem participar da programação da campanha nos postinhos mais próximos da região.