Membros da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Porto Nacional e diretores de escolas foram recebidos na manhã desta segunda-feira, 23, no Palácio Araguaia, pelo governador em exercício, deputado Antonio Andrade, que falou da importância de mais investimentos na área da Educação para que os tocantinenses tenham mais oportunidades de formação.
O governador em exercício, Antonio Andrade, destacou que, neste fim de semana, percorreu em torno de dez cidades de várias regiões do Estado, onde ouviu as demandas da população. “Acredito que a contribuição que estou dando para o Tocantins é de poder melhorar a qualidade de vida das pessoas e fazer do Tocantins um Estado de oportunidades. E, investir na Educação é uma forma do tocantinense alcançar essas oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, destacou.
(Foto: Aldemar Ribeiro)De acordo com o governador em exercício, 50% das vagas do curso de Medicina que está sendo implantado pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) no câmpus de Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio, serão destinadas a alunos de escolas públicas do Tocantins. “É uma forma de garantir que os nossos estudantes também tenham a oportunidade de se formar; caso contrário, as vagas vão continuar sendo preenchidas por estudantes de fora. Estamos falando de uma região composta por 25 cidades, com uma população de cerca de 300 mil pessoas”, afirmou.
“Também estou pleiteando, com o governador Mauro Carlesse, a extensão do polo da Unitins para a cidade de Natividade, para que moradores daquela região não precisem fazer grandes deslocamentos para obter uma graduação. Precisamos criar mais colégios militares nessas cidades também. E levar o curso de Medicina também para outras regiões do Estado”, complementou o governador em exercício.
A diretora Regional de Ensino de Porto Nacional, Araíldes Pinto de Almeida, destacou a importância de ter gestores com o olhar voltado para a Educação. “Nós viemos parabenizá-lo por essa conquista, sabemos que é um tempo muito curto, mas é um filho de Porto Nacional e a gente fica muito feliz por isso. Sabemos que é uma pessoa que tem se destacado com ações voltadas para Educação e outras áreas também, e isso é importante para desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.
Entre as demandas apresentadas pelos membros da DRE de Porto Nacional está a implantação de uma banda no Colégio Militar de Porto Nacional (CPM). “Enquanto deputado, Antonio Andrade sempre abraçou essa iniciativa de termos escolas militares e com o apoio dele, conseguimos implantar o Colégio Militar de Porto Nacional. Hoje, nós trouxemos a solicitação para aquisição dos instrumentos e equipamentos para implantar nossa banda de música que tanto abrilhanta e faz toda a diferença nos colégios militares”, afirmou o diretor do CPM Porto Nacional, capitão Emerson Rodrigues Moura.