Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Lucas Pereira Capitã Louise é a primeira policial militar da instituição a conseguir aprovação Capitã Louise é a primeira policial militar da instituição a conseguir aprovação

A oficial da Polícia Militar do Tocantins, capitã Louise Martins Alcanfor, foi recebida na manhã desta segunda-feira, 23, em Palmas, no gabinete do comandante-geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa, após ter concluído no último sábado, 21, o Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP), destinado a preparar militares para exercer as funções de Observadores Militares, Oficiais de Estado-Maior e Policiais das Nações Unidas.

Capitã Louise é a primeira policial militar da instituição a conseguir aprovação na seleção para o estágio, e realizar o EPMP, que exige dentre outros requisitos, fluência em inglês, já que todas as aulas foram nesta língua. A seleção foi realizada no final do ano passado, e a parte EAD no começo de 2020. Em virtude da pandemia, a parte presencial do Estágio que seria em março, precisou ser adiada para novembro.

O estágio foi composto de três fases e contou com a participação de militares de todo o Brasil, incluindo policiais militares, bombeiros e militares estrangeiros. As duas primeiras fases foram por meio de ensino à distância, já a terceira fase ocorreu no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e durou cinco semanas (de 19/10 a 21/11/2020). Participaram 40 alunos, sendo nove policiais militares de vários estados e os demais militares das Forças Armadas.

Com a conclusão do curso, capitã Louise está apta a ser policial das Nações Unidas, e aguarda o chamado da ONU no Brasil para a próxima fase, UNPOL - United Nations Police em uma das 13 missões de paz da ONU. A profissional está atualmente lotada no 5º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Porto Nacional, onde comanda a 1ª Companhia da Unidade. “Sinto-me honrada e ao mesmo tempo carregando uma grande responsabilidade em ser a primeira representante do Tocantins apta às missões de paz da ONU”, declarou a capitã Louise.

O comandante-geral da PM, coronel Jaizon, parabenizou a policial militar pelo seu empenho e profissionalismo, desde a seleção até a conclusão do Estágio, que exigiu total dedicação da oficial. Ele destacou ainda o pioneirismo de capitã Louise, como primeira profissional da instituição a realizar este curso e se tornar apta a participar de missões de cunho internacional, como as missões de paz da ONU. “O governo do estado do Tocantins, aqui representado pela Polícia Militar, parabeniza capitã Louise pelo seu desempenho e ousadia, reforçando o compromisso com a constante capacitação de nossos profissionais”, finalizou coronel Jaizon.