Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Reunião buscou discutir a retomada da rotina do hospital

Reunião buscou discutir a retomada da rotina do hospital Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Reunião buscou discutir a retomada da rotina do hospital Reunião buscou discutir a retomada da rotina do hospital

O secretário de Estado da Saúde (SES), Edgar Tollini, reuniu-se nesta segunda-feira, 23, com a diretoria e profissionais de saúde do Hospital Geral de Palmas (HGP), para tratar da retomada da rotina hospitalar, assim como demais serviços, incluindo a realização de cirurgias eletivas do HGP. Em razão da pandemia do novo coronavírus diversos serviços foram suspensos para garantir a segurança e evitar a propagação da pandemia. A previsão é que até janeiro ou fevereiro de 2021 a rotina normal de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), volte ao normal.

"Muitos Estados desmobilizaram equipes dos hospitais de campanha. Nós não desmobilizamos nenhuma equipe e não desmontamos quaisquer estruturas. Se a população precisar, o hospital que é a maior referência, estará pronto e preparado. Esta reunião foi para discutir assuntos pertinentes ao HGP e toda assistência que o Estado oferta. Como o HGP é a maior referência, confiamos na estrutura, equipamentos e profissionais, que seja para assistência aos pacientes de covid-19, quer seja para a retomada de ritmo normal de trabalho” disse o gestor da saúde. Logo adiante, se mostrou otimista: “Esperamos que até janeiro ou fevereiro possamos voltar à normalidade da rotina hospitalar. A mobilidade urbana social está voltando, as pessoas já estão indo para o trabalho, estão ocorrendo mais acidentes de trânsito, entre outros casos que necessitam de assistência", destacou o titular da pasta, Edgar Tollini.

Para o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, "nossa preocupação foi proteger nossos pacientes, acompanhantes e servidores. Por isso, estamos planejando a retomada em conjunto com a equipe para que possamos garantir a segurança e continuar seguindo as recomendações necessárias, na tentativa de evitar – ao máximo – a transmissão do novo coronavírus", declarou.

Sobre a unidade

O  HGP é maior referência em saúde pública na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ofertando à população 39 especialidades e 10 serviços. Considerada Unidade "porta aberta", atende pacientes dos 139 municípios tocantinenses, além de Estados circunvizinhos, além de dispor de equipes qualificadas na assistência e cuidado ao paciente.