Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Apenas um dia após reassumir o cargo no Palácio Araguaia, o governador Mauro Carlesse (DEM) passou o comando do Executivo para o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. A transmissão do cargo ocorreu em uma cerimônia no Palácio Araguaia na manhã desta quinta-feira, 26.

Maia Neto ficará à frente do Executivo Estadual por um período de 7 dias, de hoje até 2 de dezembro. O motivo da transmissão temporária do cargo, segundo a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom) são as férias de Carlesse e do vice-governador, Wanderlei Barbosa (sem partido) .

O presidente do TJ é o 4º na linha de sucessão do Executivo; o 3º, que assume na ausência de governador e vice, é o presidente da Assembleia Legislativa (AL), que na atual legislatura é o deputado Antônio Andrade (PTB).

Andrade, aliás, esteve como governador em exercício na última semana e entregou o cargo de volta ontem ao titular, sob a justificativa de licença médica para realizar uma cirurgia; Desta forma, após retornar das férias ontem, retornando aos seus respectivos cargos, Carlesse e seu vice, Wanderlei Barbosa, novamente retomam as suas férias com a assunção de Maia Neto.

Helvéio Maia Neto e Mauro Carlesse durante cerimônia de transmissão do cargo no Palácio Araguaia (Foto: Reprodução/Twitter)