Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Para quem gosta de cultura, das 19h às 21h vai rolar exposição virtual, bate papo e vários documentários. Às 19h acontece a abertura da exposição virtual “Universo” seguido de um bate papo com o artista Edivan Ribeiro Costa. Às 20h vai rolar o bate-papo com os artistas das cenas curtas em dança: Liu Moreira, Carolina Galgane, Elton Fialho e Renata Souza, com mediação da Promotora cultural em Artes Cênicas do Sesc-TO, Alessandra Britez. Para encerrar a programação do dia serão exibidos os documentários “Por Palmas” de Luiz Felipe Souza, “Incertezas” de Liu Moreira, “Quando Dormes” de Carolina Galgane e “Só Maria é daqui!” de Elton Fialho. Vale lembrar que todas as ações do projeto Sesc Cultura ON acontecem na página oficial do Sesc Tocantins no Youtube www.youtube.com/sescto. Informações pelo e-mail cultura@sescto.com.br ou pelo telefone.
 
Universo – 19h
A proposta da exposição, “Universo”, de Edivan Ribeiro, apresenta pinturas com a técnica óleo sobre tela, de forma sublime, dinâmica e colorida. O seu trabalho traz cores vibrantes que remetem a uma brasilidade. Seus traços e cores são espontâneos, fruto de uma mente criadora. A sua arte com formas geométricas, simples, que vão se unindo e se transformando em Arte. 
 
Bate papo com artistas das cenas curtas em dança – 20h
Antes das exibições das cenas de dança será realizado um bate-papo com os artistas sobre os processos criativos.
 
Por Palmas – 21h
Com trilha musical composta para o projeto, a apresentação tem cenas coreográficas em alguns pontos de Palmas. A dança é uma celebração de quem vive para quem vive no Estado. Harmonia, sincronismo e entrega em comemoração por aqui existirmos e podermos estar Por Palmas. A duração é de 5min e a classificação é livre.
 
Incertezas – 21h
"Incertezas" é parte da trilogia "Incerteza que nos Move", um projeto desenvolvido pelo Coletivo Incerteza Viva. Este coletivo foi criado em meio a pandemia sendo composto por artistas de quatro cidades brasileiras: Palmas (TO), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). A convite da bailarina, coreógrafa e pesquisadora Liu Moreira, de Palmas, foram reunidos em um grande encontro virtual para debate, troca de experiências e produção artística: João Vicente (diretor, bailarino e coreógrafo/TO), Carolina Galgane (bailarina e coreógrafa/TO), Rosa Antuña (bailarina, coreógrafa, diretora, atriz e escritora/MG), Murilo Pontes (músico percussionista, compositor e multi-instrumentista/GO), Dorivã Borges (músico, cantor, compositor e poeta/TO),  Adriana Lodi (atriz, escritora, encenadora, diretora/DF), Fernando Faleiro (bailarino, coreógrafo, diretor e editor de vídeo/TO) e Paulo Costa (editor de vídeo/TO). Assim em meio as incertezas geradas pelo isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, nasce o Coletivo Incerteza Viva, à partir do debate (nas plataformas virtuais) sobre a incerteza que nos move enquanto artistas dentro de casa. A duração é de 6min30 e a classificação é livre.
 
Quando Dormes – 21h
O vídeo dança “Quando Dormes” faz parte de uma composição binária que discute a maternidade para a artista Carolina Galgane. O vídeo apresenta percepções, sensações e sentimentos da maternidade que se instala, a partir de um querer, mas que ao chegar provoca alterações tão fortes e mudanças tão marcantes, que a vida, já não é a mesma. Com poesia, delicadeza e muitos sentimentos envolvidos; apresentamos a primeira parte do trabalho: a apresentação da maternidade por quem é mãe de primeira viagem e artista há muitos anos. A duração é de 10min20 e a classificação é livre.
 
Só Maria é daqui! – 21h
A mais nova das irmãs, Palmas é a mais jovem capital e cidade brasileira. Em
"Só Maria é daqui!", busca-se retratar a rotina de alguém que vivencia o outro que chega, das várias influências que marcam sua história e a múltiplas possibilidades que as diferenças permitem.
 
Sesc Cultura ON
O projeto surgiu em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19. O Sesc acredita que a manutenção das atividades culturais contribui para o bem-estar social e para a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus dependentes e comunidade em geral.
 
A ação é destinada a artistas residentes no estado do Tocantins, que desenvolvem trabalhos nas linguagens de Artes Cênicas (teatro, circo e dança), Artes Visuais, Literatura, Música, Audiovisual, Arte Educação, Patrimônio Cultural e de forma transversal para profissionais ligados as áreas técnicas e economia criativa. Foram selecionadas propostas de criação, fruição e formação, a ser apresentadas de forma virtual nos canais oficiais do Sesc. Todos os projetos serão disponibilizados ao público de forma virtual, podendo estes ainda serem apresentados em programações presenciais pós pandemia.