Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foi no chiado do chinelo e ao som da sanfona, instrumento expressão da música popular nordestina, que 15 casais de reis, representantes das quadrilhas juninas de Palmas, se apresentaram na terceira noite do 28° Arraiá da Capital. O evento aconteceu nessa sexta-feira, 27, com transmissão ao vivo da Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho para o YouTube e Facebook da Prefeitura de Palmas, além do apoio de veículos de comunicação regionais. O casal vencedor será conhecido na noite desse domingo, 29.

A abertura ficou por conta do casal Henrique Miranda e Dhenielly Almeida, da quadrilha do grupo de acesso Já Vim Já Vou. Para compor o enredo do tema ‘Minha paixão por São João’, o casal levou em suas vestimentas a cor vermelha como símbolo da intensidade e do amor pela tradição caipira e pelas festas juninas. “É uma honra estar mais uma vez no palco dessa linda festa, que é o Arraiá da Capital, mesmo em um novo formato o importante é não deixar a tradição morrer”, conta a Dhenielly.

O grupo especial teve sua primeira apresentação da noite com o casal Maicon Cardoso e Thayná Balduino. Da região Norte de Palmas, eles são da quadrilha Arrasta Pé Do Liberdade e campeões da edição 2019 do Arraiá da Capital. “Esse ano estamos trazendo o tema mitologia grega na representação de Ares e Atena, mas todos os integrantes da quadrilha também vão trazer a temática em suas fantasias. A cada ano a responsabilidade só aumenta, mas conseguimos mostrar o nosso melhor no palco dessa festa que é tradicional em Palmas”, lembrou Thayná.

Na noite se apresentaram cinco casais representantes do grupo de acesso e outros dez do grupo especial, cada um teve cinco minutos para fazer apresentação. O primeiro lugar do grupo acesso receberá troféu e premiação de R$ 5 mil para cada integrante. Os casais serão julgados pela equipe de jurados nos quesitos: desenvoltura na dança; figurino; coreografia e repertório musical. O último concurso de casais de reis no Arraiá da Capital tinha acontecido em 2010. Entre uma apresentação e outra os artistas Cleiton Farias e Cínthia e Janaína animaram a festa.

Novo formato

O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovani de Assis, explicou que para viabilizar a festa um novo formato foi pensado por conta da fase atual de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid -19). “Em nome da tradição do evento e do amor pelas festas juninas tivemos que reinventar o formato e viemos com ineditismo. Acredito que a única cidade do Brasil que fez festa junina ao vivo e on-line foi Palmas”, destacou.

Esta edição também está sendo transmitida pela TV Assembleia, canal 10.2; e TV Norte Tocantins (SBT), por meio do canal 9.1. O Arraiá da Capital 2020 é uma iniciativa da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural, tendo como diretor geral, Nival Correia.

Programação

Neste sábado, 28, a disputa segue com o Concurso do Casal de Noivos; e para fechar o Arraiá da Capital Online, será divulgado no domingo, dia 29, o resultado da Melhor Quadrilha Junina entre as categorias Grupo Especial, Acesso e Comunidade, com show de Theo Santana.