Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Diagnóstico precoce proporciona uma qualidade de vida melhor para as pessoas com HIV

Diagnóstico precoce proporciona uma qualidade de vida melhor para as pessoas com HIV Foto: Divulgação/SES

Foto: Divulgação/SES Diagnóstico precoce proporciona uma qualidade de vida melhor para as pessoas com HIV Diagnóstico precoce proporciona uma qualidade de vida melhor para as pessoas com HIV

Nessa terça-feira, 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS e no Tocantins a data é lembrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a qual alerta a população para a necessidade do uso do preservativo e a realização de exames preventivos, como forma de evitar e combater a epidemia.

O trabalho articulado entre a SES e as secretarias municipais de saúde garantem tratamento e conscientização da comunidade. “Promovemos o aumento da capilaridade distribuindo através do Estado, os testes rápidos em HIV, Sífilis e Hepatite B e C para que as Unidades de Atenção Primária possam fazer o diagnóstico precoce e tratar e salvar muitas vidas. Além disso, temos os insumos de prevenção (camisinha masculina e feminina e gel) que distribuímos para os 139 municípios”, informou a assessoria da área técnica de Doenças Transmissíveis da SES, Sâmia Chabo.

A técnica destaca a importância do diagnóstico precoce. “Hoje as pessoas tem uma boa sobrevida e com qualidade. A AIDS hoje para quem trata tornou-se uma doença crônica. O diagnóstico e o tratamento precoce garantem uma qualidade de vida melhor ao paciente vivendo com HIV e AIDS”, pontuou.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) mostram que de janeiro a novembro de 2020, o Tocantins registrou 172 pessoas diagnosticadas com HIV e 52 com AIDS. Destas, 67 estão na faixa etária de 15 a 24 anos.

O Estado conta atualmente com cinco serviços de assistência especializada em tratamento de HIV/AIDS, localizados em Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Nestes locais estão cadastrados um total de 3.423 pacientes em terapia.