Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Equipe da Adapec captura morcegos hematófagos no norte do Tocantins Equipe da Adapec captura morcegos hematófagos no norte do Tocantins

O Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) concluiu nessa quarta-feira, 2, uma ação de monitoramento e captura de morcegos hematófagos (principal transmissor da raiva), atendendo demandas de 13 produtores rurais dos municípios de Xambioá, Araguatins, Buriti do Tocantins e Riachinho.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Raydleno Mateus, a equipe do programa monitorou e cadastrou 5 abrigos da espécie, sendo dois em locais artificiais (poços e cisternas) e três naturais (cavernas, troncos de árvores) e foram capturados 6 morcegos hematófagos. “Destes atendimentos realizados, um era foco, no município de Buriti, onde foi observado sugadura em animais da propriedade, inclusive confirmado caso de raiva em animais,” relatou Raydleno, acrescentando que por se tratar de uma zoonose (doença que pode ser transmitida para o ser humano), a equipe fez um trabalho de orientação e educação sanitária para cerca de 25 pessoas, sobre os riscos de transmissão e cuidados no manejo de animais possivelmente infectados.

A Adapec reforça aos produtores rurais para vacinarem o rebanho contra a raiva, pois esta é a forma mais segura de prevenção contra a doença.

Dados

Este ano, a Adapec atuou no controle da raiva dos herbívoros em 242 propriedades em todas as regiões do Estado, com 122 ações de capturas e monitoramento em 109 abrigos, que culminou em 558 morcegos hematófagos capturados. Foi ainda promovido orientação sobre a zoonose para mais de 400 pessoas. Foram registrados este ano 06 focos da doença.

Sintomas

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.

A Agência alerta que o produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Qualquer dúvida ou denúncia em relação a defesa agropecuária, o produtor pode entrar em contato também, por meio do Disque Defesa no 0800 63 11 22.