Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação/Prefeitura de Gurupi

Foto: Divulgação/Prefeitura de Gurupi

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está realizando um estudo que mede desigualdade no Brasil. O chamado Índice Brasileiro de Privação (IBP), vai elaborar uma espécie de ranking de qualidade de vida das cidades do País e constatar as desigualdades existentes entre as regiões.

Para o estudo, a Fiocruz está considerando três áreas para a elaboração do ranking: educação, renda e condições de moradia da população, como saneamento.

Gurupi aparece na lista entre os  1.500 colocados, sendo, segundo a Prefeitura, a única cidade do interior da região norte a aparecer na lista. As capitais Palmas e Belém são os outros dois municípios da região norte do País que constam no ranking.

O IBP funciona como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU, mas focado em analisar a desigualdade em pequenas áreas.

O prefeito Laurez Moreira comemorou o ranking destacando que isso é fruto do trabalho realizado nos últimos oito anos. “Ao longo da nossa gestão trabalhamos para proporcionar melhor qualidade de vida aos gurupienses, melhoramos a qualidade da saúde, educação, na nossa gestão ampliamos a rede de saneamento, entre tantas outras obras que influenciam diretamente na qualidade de vida”, enfatizou.