Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Foram apreendidos cerca de 129 quilos de produtos clandestinos Foram apreendidos cerca de 129 quilos de produtos clandestinos

Dando sequência ao trabalho de combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) com o apoio da Polícia Civil, apreendeu nessa quarta-feira, 9, cerca de 129 quilos de produtos impróprios para o consumo em um estabelecimento de Araguaína, na região norte do Estado. O infrator foi autuado em dois autos de infração de R$ 5 mil reais cada um pela adulteração de matéria-prima e por esconder e dificultar a fiscalização. Ele ainda foi preso pelos crimes de falsificação, corrupção, adulteração dos produtos alimentícios, comércio e distribuição.

Segundo o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Sousa Caminha, a operação foi desencadeada após denúncia recebida por meio do disque-defesa da Agência de que esta empresa que já foi credenciada no Serviço Inspeção Estadual (SIE) e estava com o registro suspensa a pedido da empresa desde agosto deste ano, estaria processando produtos clandestinos, falsificando e utilizando o selo de inspeção estadual em seus produtos. E após abordagem nesta quarta-feira, foi confirmada a denúncia.

O inspetor de defesa agropecuária, Gerson Afonso Faria Nascimento relatou que foi uma operação complexa pelo fato de o proprietário dificultar a fiscalização do seu estabelecimento. “Após uma longa conversa conseguimos entrar no local, onde não encontramos nada, porém, insistimos e percebemos pelo odor que havia produtos, então acessamos uma caixa d’água e para nossa surpresa, ele havia escondido os produtos com rótulos falsificados ali, encontramos também 96 embalagens com o selo do SIE. O material foi apreendido e destruído nesta quinta-feira, 10, no aterro sanitário de Araguaína”, contou Gerson.

A investigação descobriu que o estabelecimento estava usando matéria-prima (queijos mussarela) de um outro local clandestino da região do bico do papagaio e que foi alvo de fiscalização da Adapec.

Produtos apreendidos

Entre os produtos encontrados e apreendidos, estavam: 38 quilos de bacon, 42 quilos de presunto, 48 quilos de mussarela e 96 embalagens.