Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Na propriedade de José Leandro foram implantados três tanques com estimativa de produzir cerca 900 kg de peixes Na propriedade de José Leandro foram implantados três tanques com estimativa de produzir cerca 900 kg de peixes

O Governo do Tocantins, por meio da assistência técnica prestada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), vem garantindo ao agricultor familiar diversidade produtiva e a geração de renda.

Em Arraias, município localizado a 426 km de Palmas, com apoio do escritório local do Ruraltins de Combinado e Supervisão Regional de Taguatinga, a piscicultura começa a fazer parte da vida do produtor José Leandro Barbosa de Lousa, morador da Fazenda Retiro. Lá, a aposta é a produção de peixes redondos em viveiro elevado de geomembrana, uma lona plástica utilizada para revestimento da estrutura.

De acordo com o engenheiro de pesca do Ruraltins, Diego Barrios, responsável pelo atendimento ao produtor, a escolha desse sistema foi aproveitar melhor a área da propriedade.

“O produtor nos procurou para saber a viabilidade da construção de viveiros escavados em sua propriedade. Na visita técnica concluímos que apesar de ter boa disponibilidade de água, o terreno não ajudava, por ser muito arenoso. Para a quantidade que ele pretendia produzir, o custo com abertura dos viveiros, tubulações e aplicação de lona para segurar a água seria bastante oneroso. Desse modo, tendo em vista que o produtor está iniciando na atividade, a melhor opção foi trabalhar com viveiros elevados. No caso, a alternativa mais viável foi o de geomembrana, que tem baixo custo, se comparado ao sistema tradicional, em viveiros escavados, além de aproveitarmos melhor a área de produção”, explica o engenheiro.

Na propriedade de José Leandro foram implantados três tanques com capacidade estimada de 30 mil litros cada, ocupando uma área de 120 m².

“Projetamos um ciclo de 9 a 10 meses, que teve início em novembro, quando os tanques foram povoados com a espécie tambatinga. Nos viveiros de geomembrana temos a necessidade de trabalhar com aeração contínua e trocas diária de água, prática que permite a fertirrigação, que é o reaproveitamento da água dos tanques para irrigação, pois a água com fertilizantes se torna uma alternativa eficiente para adubação do solo, minimizando custos e otimizando as atividades agrícolas, desenvolvidas na localidade”, pontua Diego Barrios. 

Animado com o acompanhamento do Ruraltins e ótimas perspectivas de produção, José Leandro já pensa em ampliar a unidade de piscicultura. 

“Tenho interesse em adquirir mais tanques para aumentar a produção. De início quero produzir para suprir a demanda da região. Esperamos produzir cerca de 900 kg de peixe redondo. Sendo 300 kg para cada tanque de 30 mil litros”, informa.

Oportunidade

O atendimento ao produtor José Leandro, faz parte das ações do Convênio Oportunidade, nº 839847/2016, que tem por finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir ao agricultor familiar melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família. Além da piscicultura, o produtor conta ainda com outras alternativas de renda em sua propriedade, a exemplo da produção de bananas.  Com orientações do Técnico Agropecuário Carlos Rodrigo Xavier, cultiva um hectare da fruta, com produção de 10 toneladas/ano.

Parceria

Fruto de parceria entre o Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Oportunidade beneficia 800 famílias de agricultores, com renda de zero a quatro salários-mínimos, em todas as regiões do Estado.

Os produtores são assistidos pelas sete regionais do Ruraltins, com a seguinte distribuição: Araguatins com 128 agricultores familiares; Paraíso do Tocantins com 100; Taguatinga com 100; Miracema com 108; Araguaína com 100; Porto Nacional com 124 e Gurupi com 140.