Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Abertura de novas agroindústrias foi destaque em 2020 Abertura de novas agroindústrias foi destaque em 2020

O setor agropecuário tocantinense continua sendo um dos principais responsáveis pelo crescimento da economia. Mesmo em um ano marcado por desafios, a produção no campo não parou. Neste ano, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), registrou quatro novas agroindústrias no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e encerra 2020 totalizando 30 estabelecimentos certificados e sete no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

O combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal, realizado pela Adapec, por meio de ações de apreensões, blitz e educação sanitária, tem possibilitado assegurar, aos consumidores, alimentos de qualidade. Somado a isso, a Agência acompanha diariamente o abate nos frigoríficos e periodicamente os laticínios e os entrepostos, garantindo a certificação destes produtos.

“Visando à valorização do pequeno produtor, implantamos o Selo Artesanal, para quem utiliza a própria matéria-prima na quantidade de até 300 litros de leite por dia, na produção dos produtos lácteos como leite pasteurizado, queijos e iogurte, uma ação que objetiva aumentar e fortalecer o setor no Tocantins”, ressalta o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

De janeiro a outubro de 2020, os frigoríficos certificados no SIE abateram 51.323 mil bovinos, em um total de 11.553 mil toneladas de carnes comercializadas. Nos laticínios, foram processados cerca de 16 milhões de litros de leite.

Investimentos na defesa sanitária

Outras áreas também tiveram a atenção do Governo do Tocantins que investiu, este ano, cerca de R$ 2,2 milhões na defesa agropecuária, que resultaram na aquisição de 17 veículos, equipamentos de escritórios e capacitação dos servidores que atuam na sanidade animal e vegetal da Adapec. Os recursos foram oriundos de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), emendas parlamentares e recursos próprios do tesouro estadual.

Desburocratizando os serviços e facilitando a vida do produtor rural, a ferramenta Produtor on-line foi consolidada, possibilitando a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), com toda a comodidade e de qualquer parte do país, um serviço rápido, prático e seguro. Também foi desenvolvida a plataforma PTV on-line que permite agora a emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) direto de casa ou escritório. O documento é exigido para o transporte rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário de plantas ou partes de vegetais com restrição fitossanitária.

Defesa agropecuária animal

Mesmo sendo um ano atípico, o Tocantins continua mantendo o status de livre da febre aftosa com vacinação, alcançando altos índices vacinais. No primeiro semestre deste ano, 98,71% do rebanho tocantinense de bovídeos foi vacinado, com um aumento de 3,64%, chegando a marca de 8.803.708 animais. Além disso, cerca de 100 mil bovídeos na Ilha do Bananal foram vacinados na Agulha Oficial em agosto e setembro.

Outras doenças que afetam os rebanhos de bovídeos (bovinos e bubalinos) e suínos como a brucelose e a Peste Suína Clássica (PSC), bem como a raiva dos herbívoros se mantêm controladas no Estado.

Outro destaque foi a atuação da Adapec para evitar a propagação do Mormo no Tocantins. O surgimento de 13 novos casos da doença fez com que a Agência agisse de maneira rápida na investigação dos vínculos epidemiológicos dos animais infectados, realizando colheitas de sangue para exames sorológicos, interditando as propriedades/focos e elaborando medidas restritivas para não permitir o avanço da doença.

“Nosso sistema de defesa animal segue seguro, com o controle das principais doenças que atingem os animais, principalmente os rebanhos de bovídeos, equídeos, suídeos e avícolas. Apesar das dificuldades encontradas por causa da pandemia do novo Coronavírus, nosso trabalho em campo continuou atendendo as demandas e as solicitações dos produtores rurais, além da continuidade das atividades dos programas sanitários objetivando a manutenção do status já conquistados”, destaca o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal, Márcio Rezende.

Defesa agropecuária vegetal

Na defesa vegetal, o destaque é o controle da ferrugem asiática na crescente produção de soja no Estado. Na safra 2019/2020, foram cadastradas pela Adapec mais de 1,6 mil propriedades e, segundo dados da Conab, foram cultivadas no Tocantins mais de 1 milhão de hectares de soja sequeiro.

A Agência realizou o monitoramento da ferrugem asiática em todas as regiões de cultivo da oleaginosa no Estado, durante a fase de plantio e de vazio sanitário, inclusive em 100% da área cultivada na várzea tropical que, este ano, teve um aumento de 6,3% a mais que o ano passado chegando a 66.120 hectares.

O controle da praga bicudo do algodoeiro é uma das ações que vêm sendo regulamentadas no Tocantins. Por ser uma cultura que segue em expansão no Estado, a Adapec está monitorando as plantações e controlando, por meio de legislação própria, o vazio sanitário para evitar a presença da praga. Além disso, mantém rotineiramente o controle da mosca-da-carambola, uma praga que afeta a produção de frutas, e, embora ela seja ausente no Tocantins, existe o risco fitossanitário pelo fato do Estado fazer divisa com outros estados onde a praga está presente.

A produção de soja segue crescente no Tocantins e, com isso, aumenta a responsabilidade da instituição no controle de pragas como a ferrugem asiática e das demais que atingem as diversas culturas. “Continuamos mantendo o controle de toda esta cadeia agropecuária, desde o licenciamento de lojas revendedoras de produtos e insumos agrícolas, fiscalizações no comércio e no uso dos agrotóxicos nas propriedades rurais, monitoramento de pragas nas propriedades e no transporte de vegetais ou partes de vegetais, a fim de preservamos o patrimônio fitossanitário do Tocantins”, informa o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal, Alex Sandro Arruda Farias.