Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ar quente e úmido está espalhado por quase todo Brasil, e com a circulação de ventos favorável, nuvens bastante carregadas estão se formando por quase todo País. A tendência nesta quarta-feira é de aumento da instabilidade sobre a região Sul do Brasil voltando a chover forte. O ar seco predomina sobre algumas áreas do Sudeste, do Nordeste do Centro-Oeste e do Norte do Brasil.

Previsão do tempo para quarta-feira - 15/12/2020

Esta é a última quarta-feira da primavera. O verão começa oficialmente na segunda-feira, 21 de dezembro.

Para esta quarta-feira, 15 de dezembro, não há previsão de chuva para o norte do estado do Rio De Janeiro , no estado do Espírito Santo e no centro-oeste norte de Minas Gerais.

O tempo também fica seco com predomínio de sol e sem chuva, em Goiânia e em todo centro Norte de Goiás, no Distrito Federal, no nordeste de Mato Grosso e no sul e leste do Tocantins. Dia de sol e sem chuva também no sul do Piauí, no sertão do Pernambuco e em todo o interior da Bahia.

Para todas as outras áreas do Brasil há previsão de pancadas de chuva nesta quarta-feira, principalmente à tarde e à noite. Antes da chuva ocorrem em períodos com sol e faz calor. As pancadas de chuva acontecem muitas vezes com raios e com moderada a forte intensidade.

A região entre o centro-sul de Mato Grosso do Sul, o extremo oeste de São Paulo , e o centro-oeste do Paraná vai ter pancadas de chuva desde cedo e com risco de temporais. A região de Bagé e de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, podem ter chuva a qualquer hora do dia.

Também chove a qualquer hora em Manaus e no norte do Amazonas e no noroeste do Pará.

No Nordeste do Brasil ocorrem pancadas de chuva passageiras e sem raios no litoral da Bahia, em Sergipe, Alagoas, no centro-leste de Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no litoral do Ceará.

Alertas meteorológicos 

Fortes pancadas de chuva podem acontecer no decorrer desta quarta-feira em muitas áreas da região norte no Maranhão no centro-norte do Piauí no interior do Ceará e também em muitas áreas da região sul de Mato Grosso do Sul de São Paulo Rio de janeiro Sul de Goiás triângulo mineiro e o sul de Minas.

Porém tem alerta especial para temporais no centro-sul de Mato Grosso do Sul, no centro-oeste norte de São Paulo e do Paraná.

Alerta especial para temporais também no Amapá, em Belém e em todo o centro-norte do Pará, na região de Manaus, no centro-oeste do Amazonas e no estado do Acre.

Em todas essas áreas onde há condições para chuva moderada a forte temporais também podem ocorrer fortes rajadas de vento variando entre 60 e 80 km por hora.

Pelo interior da Bahia, no sertão do Pernambuco, no sul do Piauí, no sul e leste do Tocantins e no norte de Goiás, atenção para o ar bastante seco, com níveis de umidade entre 20 e 30% nas horas mais quentes da tarde. (Fonte: Climatempo)