Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Concessionária fará reprogramação da paralisação dos serviços de abastecimento para conclusão das obras

Concessionária fará reprogramação da paralisação dos serviços de abastecimento para conclusão das obras Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Concessionária fará reprogramação da paralisação dos serviços de abastecimento para conclusão das obras Concessionária fará reprogramação da paralisação dos serviços de abastecimento para conclusão das obras

A BRK Ambiental suspendeu a intervenção que faria nesse domingo, 20, para a realização da obra de ampliação e modernização da maior Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tocantins, a ETA 006, que abastece 80% da população de Palmas. A empresa já realizou duas paralisações no abastecimento para que fossem feitas interligações de novas unidades do sistema de tratamento de água: a primeira aconteceu no último dia 6, a segunda no dia 13/12. A terceira paralisação não acontecerá este ano e deve ser reprograma para o início do próximo ano.

“Avaliamos a complexidade das intervenções a serem realizadas e considerando-se o período de festas de final de ano, onde o consumo residencial tende a aumentar, consideramos prudente adiar a próxima intervenção para o início do próximo ano, quando estaremos informando previamente toda a população”, destaca Sandra Leal, gerente de Operações da BRK Ambiental.

A BRK Ambiental deu início à obra em 2019, um investimento de mais de R$ 28 milhões que irá tornar a capacidade de tratamento da estação duas vezes maior que a atual, beneficiando cerca de 80 mil famílias da Capital. Atualmente, a ETA 006 tem capacidade de produção de 750 litros de água tratada por segundo. Com a reforma, a estrutura poderá produzir até 1.500 litros por segundo. Além do objetivo de acompanhar o crescimento da população da capital nos próximos 40 anos, a ampliação visa também a modernização do tratamento, com a inclusão de equipamentos de medição instantânea de parâmetros de qualidade e acionamentos e visualizações remotas de várias etapas do processo de produção de água tratada.

Tratamento de água

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) a água passa por diversas etapas de tratamento até ser distribuída e chegar à torneira do cliente. O tratamento de água começa no gradeamento onde são retiradas folhas, galhos e outros materiais. Após essa etapa é realizada a floculação, onde as partículas de impurezas se juntam e são removidas. Na decantação as partículas que sobraram afundam, depois é feita a filtração, onde a água passa por filtros para a retirada de partículas menores. Também são adicionados cloro e flúor para garantir a desinfecção total da água e a prevenção da cárie dentária, respectivamente. Após essas etapas, a água é distribuída para os reservatórios.