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A aula inaugural ocorreu de forma online

A aula inaugural ocorreu de forma online Foto: Divulgação

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A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), juntamente com seus parceiros, realizou nesta quinta-feira, 17, a aula inaugural da uma nova turma do Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Transtorno do Espectro Autista no Âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TEA-TDIC), com 750 profissionais da educação matriculados. Na ocasião, também ocorreu o lançamento do livro ‘Autismo: tecnologias e formação de professores para a escola pública’.

O curso, na modalidade a distância, é ofertado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Tocantins. O curso de pós-graduação faz parte das ações do Projeto de Pesquisa e Extensão TEA-TDIC, cujo objetivo é aprofundar o olhar sobre o Transtorno do Espectro Autista e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na formação docente. Em razão do momento de pandemia da Covid-19, as aulas ocorrerão de forma remota e on-line.

O secretário executivo da Seduc, Robson Vila Nova Lopes, destacou que, com o curso, ganham os educadores e toda a comunidade tocantinense. “Atividades dessa natureza são importantes não apenas em relação à formação dos profissionais da educação e ao atendimento prestado aos alunos do ensino regular das redes municipais e estaduais, mas também na promoção da garantia de direito das pessoas com Transtorno do Espectro Autista".

Representando o Ministério da Educação (MEC), a chefe de projetos, Sarah Almeida, destacou que esse é um momento importante para a educação brasileira. “É uma alegria estarmos iniciando essa nova turma do curso de formação continuada em atendimento educacional especializado, com foco nas deficiências intelectuais e multissensoriais, ainda neste ano de 2020, apesar de estarmos em uma época que ocorre o encerramento das atividades no ano letivo”, pontuou.

O reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato, destacou o papel da UFT dentro do curso. “É uma grande honra e uma grande oportunidade de colaboração com a rede básica da educação em um assunto tão importante e necessário. A universidade, por meio de uma somatória de esforços com vários parceiros, está muito feliz em conduzir esse grande movimento de formação e qualificação dos professores juntamente com a Seduc”. 

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, Maria Santana Milhomem, reforçou que a implantação do curso é fruto da interlocução entre as instituições. “Somos, de certa maneira, uma rede em que a Secretaria de Estado da Educação [Juventude e Esportes] tem um papel estratégico. E eu tenho certeza de que os profissionais do Estado e dos municípios que estão matriculados nesse curso irão ganhar muito em conhecimento”, apontou.

Livro

Na ocasião da aula inaugural, o coordenador do TEA-TDIC, George França, lançou o livro ‘Autismo: tecnologias e formação de professores para a escola pública’, organizado pela coordenação do projeto transtorno do espectro autista no âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TEA-TDICS), reunindo 14 artigos científicos sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação voltadas para a interlocução no processo ensino-aprendizagem nas escolas.

Um dos responsáveis pela organização do livro, George França, destacou o principal objetivo da obra composta pela coletânea de artigos. “O que pretendemos é fazer com que o tema do autismo seja compreendido por toda a comunidade, especialmente pelos professores das escolas públicas. Trata-se de um projeto de formação permanente dos professores, difundindo a proposta de uma educação cada vez melhor, bem construída na perspectiva de se consolidar as estratégias de uma escola inclusiva, com uma educação especial voltada aos anseios dos seus alunos e, consequentemente, da sociedade.