Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Os servidores lotados no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que prestam serviço na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, lançaram a Campanha de Natal Sustentável, com objetivo de estimular o desenvolvimento de valores e princípios essenciais para a prática do consumo consciente, além provocar reflexão sobre a sustentabilidade do planeta.

A ideia, encabeçada pela pedagoga Hélia Regina, responsável pela área de educação ambiental da APA, é que esses valores sejam agregados ao hábito de doar aquilo que não se usa mais ou que está sobrando para pessoas que têm menos. O principal alvo da campanha são as crianças em situação de vulnerabilidade social, no município de Araguacema. A meta do projeto é atingir pelo menos 200 crianças e, consequentemente, suas famílias, especialmente as que moram em assentamentos rurais.

A supervisora da APA Ilha do Bananal/Cantão, Aline Vilarinho, justifica que a comemoração do Natal já traz o sentimento de paz, amor, fraternidade, respeito ao próximo e esperança e que a Campanha Natal Sustentável pretende despertar esses sentimentos através de ações de sustentabilidade ambiental e consumo consciente nos cidadãos araguacemenses.

“Queremos despertar o sentimento de solidariedade nas pessoas, por meio de doações, que serão usadas para proporcionar um Natal especial, único e inesquecível para as crianças em situação de vulnerabilidade social de Araguacema, que receberão roupas, calçados, brinquedos e doces”, explica Aline Vilarinho.

O projeto teve início ainda no mês de novembro e está sendo executado em várias etapas, começando com a busca de parceiros no comércio local, identificação das crianças em situação de vulnerabilidade social de Araguacema e encerrando com a entrega das doações. “Sempre é bom lembrar que as peças doadas, quando forem usadas, precisam estar limpas e em bom estado de conservação, para que possam ser reutilizadas por quem as receber”, alerta a supervisora da APA.

O encerramento da campanha será com a entrega das doações, que acontecem em dois dias: nesta sexta-feira, 18, e na segunda-feira, 21.

Quem tiver interesse em ser voluntário da Campanha ou em doar algum item, pode procurar a sede do escritório do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins)/APA Ilha do Bananal Cantão, na Rua dos Estrangeiros, em Araguacema. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone.