Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O evento simbólico contou com a participação da secretária-executiva da Semed, do diretor da escola e de outros profissionais da educação

O evento simbólico contou com a participação da secretária-executiva da Semed, do diretor da escola e de outros profissionais da educação Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O evento simbólico contou com a participação da secretária-executiva da Semed, do diretor da escola e de outros profissionais da educação O evento simbólico contou com a participação da secretária-executiva da Semed, do diretor da escola e de outros profissionais da educação

O vereador Lúcio Campelo (MDB) prestigiou nessa sexta-feira, 18, evento simbólico de inauguração de sistema de energia solar na Escola Municipal Thiago Barbosa - estrutura fruto de emenda parlamentar de sua autoria. O evento contou com a participação da secretária-executiva de Educação, Valéria Albino, do diretor da unidade, Othon Pinheiro, de técnicos e outros funcionários.

Na oportunidade, a secretária Valéria ressaltou o compromisso do vereador Lúcio com a educação palmense e disse que trabalhará junto à gestão para que o projeto alcance outras unidades de ensino.

Para o diretor Othon, servidores e alunos terão um ambiente muito mais favorável e agradável para suas práticas educacionais.

*1ª do Tocantins*

Localizada no Aureny II, a escola é a 1ª do Tocantins a receber energia fotovoltaica por meio de emenda impositiva de vereador. Campelo destinou R$ 214 mil para atendimento desta demanda. “Entrego meu mandato de vereador com a certeza que batalhei muito para que a nossa educação recebesse melhorias. Muito feliz em ter contribuído com essa conquista à Thiago Barbosa”, afirma Lúcio.

A Escola Thiago Barbosa está localizada no mesmo bairro em que o vereador Lúcio reside há 28 anos. “Inauguramos um novo ciclo na educação do nosso município. Mais de 900 alunos serão beneficiados com ar-condicionado no período letivo, além da qualidade da prestação do serviço, já que os professores também são valorizados com essa ação”, frisa Campelo.

*Potência*

São 124 placas de 340 watts que totalizam um sistema microgerador de 42,16 KW de potência, proporcionando uma geração aproximada de 4.800 KWh/mês. Nos meses de maior insolação pode ultrapassar os 5.500 KWh/mês, suficientes para atender os atuais 1020 alunos matriculados.

Já em pleno funcionamento, o sistema de produção de energia a partir da luz solar ainda não está sendo utilizado na escola devido à restrição de atividades presenciais causada pela pandemia da Covid-19, mas está gerando créditos que serão gastos no retorno das aulas.

- Divulgação Semed