Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A declaração da vacinação do rebanho é obrigatória

A declaração da vacinação do rebanho é obrigatória Foto: Dinalva Martins

Foto: Dinalva Martins A declaração da vacinação do rebanho é obrigatória A declaração da vacinação do rebanho é obrigatória

O prazo para comprovação da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa está na reta final, o encerramento está marcado para 30 de dezembro. Quem ainda não declarou o ato deverá procurar uma unidade da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) munido da nota fiscal da compra da vacina e da carta-aviso preenchida. A previsão é de que 4 milhões de animais tenham sido vacinados entre os dias 1º e 30 de novembro.

Anteriormente, o produtor rural tinha até 10 dias após a compra da vacina para informar na Agência que havia vacinado o rebanho. “Com a pandemia prorrogamos a comprovação até o final do ano, para que o pecuarista fizesse seu agendamento evitando assim aglomerações nos escritórios”, disse o responsável técnico pelo Programa Estadual de Prevenção à Febre Aftosa, João Eduardo Pires. Os contatos das unidades de atendimento estão disponíveis no site adapec.to.gov.br.

O Tocantins conta com aproximadamente 8,6 milhões de bovinos e bubalinos. Porém, nesta etapa da campanha foram abrangidos os animais com até 24 meses de idade, declarados na campanha de maio. A multa para quem deixou de vacinar é R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por por propriedade não declarada, além de outras sanções.