Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Os motoristas que trafegaram na rodovia TO-080, no trecho que liga a capital Palmas ao distrito de Luzimangues, de Porto Nacional, passaram por momentos de indignação no período compreendido entre 20h45 e 22h desta última quarta-feira que antecede a noite natalina e tiveram que esperar cerca de 1h30 parados aguardando a liberação das pistas devido à colocação de placas sinalizadoras na Ponte da Amizade e Integração.

A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), está realizando desde o último dia 15 de dezembro, com previsão de encerrar nesta quinta-feira, 24, a segunda etapa de instalação das novas placas informativas na ponte, portanto, uma manutenção extremamente demorada.

A referida instalação causou um congestionamento de vários quilômetros nos dois sentidos da ponte, o que irritou muitos motoristas que, como forma de protesto, acionaram as buzinas de seus veículos por aproximadamente 15 minutos.

A insatisfação foi maior porque muitos dos veículos estavam com as compras destinadas às festas de final de ano, inclusive alimentos perecíveis, segundo um motorista que passava pelo local. “Como urgente é algo que não foi providenciado em tempo, em qualquer atividade deve imperar a organização e o bom senso”, disse José Feitoza.

Horário da manutenção

Inicialmente, a informação da Ageto era de que a previsão seria de que os trabalhos fossem iniciados, diariamente, às 9 horas e finalizados às 17 horas, com o sistema “Pare e Siga”. A agência não informou, entretanto, porque não preferiu realizar o trabalho entre 00 hora e 6 horas da manhã, quando o movimento na ponte cai e não tem a rotineira lentidão causada pela fila de automóveis que sempre se forma.

Serviços

Desde julho, a ponte está recebendo os serviços de revitalização. O local já teve as defensas metálicas substituídas e parte da nova sinalização vertical instalada. Também foi realizada a pintura das faixas reflexivas e marcas no pavimento dos 8 km de extensão da ponte.

Segundo a Ageto, a ponte também ganhará nova iluminação, com a modernização do sistema e substituição das lâmpadas convencionais por modelos em led e sistema eletrônico de fiscalização e monitoramento.