Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nuvens carregadas crescem sobre o Norte, Centro-oeste e Sudeste do Brasil por causa da grande quantidade de ar úmido e quente sobre estas regiões. O ar quente e úmido que está espalhado por quase todo o Brasil forma nuvens carregadas que provocam muitas pancadas de chuva, até de forte intensidade.

O ar seco predomina sobre a região Nordeste. Uma nova frente fria chega ao Sul do Brasil nesta quarta-feira aumentando as condições para chuva.

A região Sul do Brasil tem várias horas com sol forte e calor nesta quarta-feira. Ao longo do dia, a nebulosidade vai aumentando por causa do calor e da chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul. As pancadas de chuva com raios neste estado acontecem a partir do final da tarde. Já em Santa Catarina e no Paraná, as pancadas de chuva vão acontecer durante a tarde também à noite. Há risco de temporais nos três estados do Sul nesta quarta-feira.

Quarta-feira com sol forte e bastante calor no Espírito Santo e em todo o norte leste de Minas Gerais, incluindo a região do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha. No estado do Rio de Janeiro, na Grande Belo Horizonte, no centro-oeste de Minas e na região da Zona da Mata mineira, o sol aparece forte por várias horas e faz calor o dia todo. A nebulosidade aumenta ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite.

Já para região do Sul de Minas, a previsão é de um dia com tempo instável, com muitas nuvens e alguns períodos de sol. As pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia. A partir da tarde a chuva se espalha por São Paulo e, há risco de raios, de ventos fortes e de chuva forte, inclusive na Grande São Paulo. O volume de chuva na capital paulista já superou a média em dezembro.

Em Mato Grosso do Sul, o tempo fica instável nesta quarta-feira, com pancadas de chuva a qualquer hora e alguns períodos com sol, há risco de temporais, inclusive na capital Campo Grande.

Para a região Nordeste do Brasil, a previsão é de uma quarta-feira com bastante sol e calor, com tempo seco, sem chuva em quase toda a região.

Chove rapidamente no litoral da Bahia e na faixa litorânea, na Zona da Mata e no Agreste entre Pernambuco e o Ceará.

Em Teresina e no norte e no oeste do Piauí e sobre o Maranhão há previsão de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

No leste do Tocantins, o sol fica forte o dia todo e não chove. Nas outras áreas do Tocantins, o dia é de sol com pancadas de chuva à tarde.

Nas outras áreas da região Norte, as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora intercaladas com períodos de sol. A chuva é mais frequente sobre Roraima, Manaus e o centro-oeste do Amazonas e no oeste do Pará.

Alertas meteorológicos para hoje

A última quarta-feira de 2020 é com alerta para temporais em Roraima, no norte e centro-oeste do Amazonas, no oeste do Pará, no noroeste de Mato Grosso e no sul do estado de Rondônia. Há risco de temporais nas capitais Manaus e Boa Vista.

Alerta para temporal também no leste de Mato Grosso do Sul, em todo o estado de São Paulo, no sul de Minas, na Zona da Mata mineira, na região Serrana Fluminense e no Sul Fluminense.

Atenção para o risco de chuva moderada a forte, raios e ventos fortes no Paraná no centro- norte e sul de Mato Grosso do Sul, no sul e oeste de Goiás, em Mato Grosso, no extremo norte e no oeste do Tocantins, no Maranhão e no extremo norte do Piauí, e também no Amapá no centro-norte, sul e leste do Pará, em Porto Velho no centro-norte e oeste de Rondônia, no Acre e no centro-oeste e sul do Amazonas.

Também ficam em atenção para o risco de chuva forte na região do Triângulo Mineiro, aí grande Belo Horizonte, o Grande Rio e o centro-norte do Estado do Rio De Janeiro.