Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Nesta quinta-feira, 7, o Governo do Tocantins amplia o acesso às informações sobre o Cadastro Ambiental Rural no Estado, via aplicativo de mensagens. A partir de hoje, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) disponibiliza o Car Zap, para os usuários de seus serviços obterem informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Estado no Instituto, por meio de mensagens texto no aplicativo, através do número (63) 98402-1436.

O objetivo é proporcionar aos proprietários de terras ou responsáveis técnicos pelo CAR de áreas no Tocantins, mais uma opção de acesso às informações sobre os procedimentos que precisam ser adotados e orientações a respeito do cadastro em trâmite no Naturatins.

“A modernização da gestão ambiental do Tocantins avança ampliando e integrando recursos tecnológicos dos órgãos parceiros em diferentes áreas de atuação. Com o Car Zap mais um serviço ambiental recebe investimento do Governo do Tocantins para proporcionar melhorias ao atendimento do usuário, com solução digital”, ressalta Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

“O contato com texto via aplicativo de mensagens, amplia as opções de acesso à informação para o usuário, que tem dúvidas sobre como proceder ou acompanhar seu processo. Com o Car Zap podemos evitar o deslocamento desnecessário, orientar a consulta do processo e o agendamento para juntada da documentação necessária”, reitera Clerisvan Souza, gerente de Procedimentos e Análise de Cadastro do Instituto.

Recentemente, o Sistema de Informação para a Gestão do Cadastro Ambiental Rural Sig-Car passou a ser hospedado em novo endereço, a partir da plataforma da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), onde se encontra disponível, entre outras informações, o acesso à pesquisa pública. Para acesso ao Sig- Car, o usuário pode clicar no banner do CAR, disponível no lado direito da tela no naturatins.to.gov.br ou direto no link http://sigcar.semarh.to.gov.br/

Car Zap

Para obter informações sobre o CAR de áreas do Tocantins no Naturatins via aplicativo de mensagem, basta adicionar o número do Car Zap (63) 98402-1436 e enviar o texto da sua solicitação de informação, de segunda a sexta-feira, durante o horário de expediente do serviço público estadual. Além do Car Zap, o responsável pelo cadastro da área também pode solicitar informações técnicas no Naturatins, através do e-mail car@naturatins.to.gov.br.