Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

No total 16 municípios foram homenageados pela Vigilância Sanitária Estadual

No total 16 municípios foram homenageados pela Vigilância Sanitária Estadual Foto: Divulgação

Foto: Divulgação No total 16 municípios foram homenageados pela Vigilância Sanitária Estadual No total 16 municípios foram homenageados pela Vigilância Sanitária Estadual

Como forma de reconhecer e incentivar as gestões municipais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) homenageou os 16 municípios de menor porte que mais se destacaram em 2020, na realização de ações de saúde em vigilância sanitária. Os critérios de escolha foram estabelecidos pela Diretoria de Vigilância Sanitária (DVISA) que, no papel de coordenadora do Sistema Estadual, monitorou de perto a execução de atividades pelas equipes municipais, sempre apoiando e amparando tecnicamente.

“É importante reconhecer que o ente municipal também é um grande executor de ações sanitárias, que são inegavelmente importantes para a população, principalmente num contexto pandêmico como foi o ano de 2020. Diversos fiscais e coordenadores tiveram papéis essenciais durante a pandemia ajudando a reduzir o impacto dela sobre o Sistema Único de Saúde” destacou o diretor de Vigilância Sanitária, Evesson Farias.

Os municípios homenageados foram: Almas, Alvorada, Ananás, Bernardo Sayão, Brejinho de Nazaré, Combinado, Esperantina, Juarina, Marianópolis, Miracema, Natividade, Nova Olinda, Pugmil, Santa Tereza do Tocantins, Santa Rita do Tocantins e Santa Fé do Araguaia.

Farias explicou que a seleção dos homenageados levou em consideração os seguintes critérios: envio da Programação Sanitária Anual dentro dos critérios estabelecidos; envio dos Relatórios Quadrimestrais dentro do prazo pactuado; acesso à plataforma Moodle para realização de aperfeiçoamento dos conhecimentos; uso do sistema INFOVISA; desenvolvimento das Ações Mínimas de VISA, Interesse em Atualização do código Sanitário e/ou Instauração de Processo Administrativo Sanitário; participação das webconferências promovidas pela DVISA e interação com a VISA do Estado/Comunicação com a equipe técnica de (Descentralização) da DVISA.

Ainda segundo o diretor, “mesmo considerando as trocas de gestão em diversos municípios após a última eleição, a saúde tem ainda pela frente grande desafio: dar continuidade aos serviços ofertados para proteção da população em 2021. Portanto, que os homenageados da vez em 2020, sirvam de exemplo para os demais no ano que está apenas iniciando", pontuou.