Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Psiquiatra Rafael Mota destaca a importância do cuidado com a saúde mental

Psiquiatra Rafael Mota destaca a importância do cuidado com a saúde mental Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Psiquiatra Rafael Mota destaca a importância do cuidado com a saúde mental Psiquiatra Rafael Mota destaca a importância do cuidado com a saúde mental

A restrição social por isolamento forçado, em decorrência da pandemia pela Covid-19, tem potencializado os transtornos mentais como ansiedade, estresse e depressão. Diante disso, a Campanha “Janeiro Branco”, iniciada em 2014, desperta a população para o direito e os cuidados com a saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

Segundo o médico psiquiatra da Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Rafael Mota Balduíno dos Santos a escolha de janeiro se dá pela particularidade do mês. “Representado simbólica e culturalmente como o primeiro mês do ano em que as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. É um mês para as pessoas se sentirem inspiradas a repensar e a planejar suas próprias histórias”, destaca.

Para o especialista é importante observar o processo de trabalho adoecedor ao qual a população está inserida. “Este trabalho é intensificado pela permanência constante de atividades laborais em “Home Office”, levando a uma sobrecarga de serviço; a instabilidade econômica em vários setores da economia nacional e mundial; aumento do desemprego; escolas fechadas para aulas presenciais e restrições de espaços de lazer induziram a população a ter seu momento de ócio e trabalho distorcidos, sem limitadores para cada atividade, causando adoecimento psíquico e emocional”, pontuou.

Diante das dificuldades, Rafael enfatiza que “é de extrema importância a preservação da saúde mental em uma sociedade. Com isso, em âmbito nacional e local, o acesso aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial ofertada pelo Sistema Único de Saúde é primordial. Nestes locais existem profissionais especializados como Psiquiatras, Psicólogos, Enfermeiros, Terapeutas Ocupacionais ou Assistentes Sociais nos serviços como Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Clínicas Especializadas em Saúde Mental e Pronto Socorros”, informou.

Atendimentos

Em todas as regiões de saúde do Tocantins os pacientes com problemas de saúde mental recebem atendimentos como: atividade educativa/orientação em grupo; orientação em grupo na atenção especializada; visita domiciliar por técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos especialistas; consulta/atendimento domiciliar; terapia individual grupo; terapia individual; atendimento de urgência em atenção especializada; atendimento em oficina terapêutica em saúde mental; atendimento psicoterapia de grupo; atendimento familiar em centro de atenção psicossocial; ações de articulação de redes intra e intersetorial, entre outros.