Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro
  • Solenidade de posse de novos gestores no Palácio Araguaia

Em solenidade no Palácio Araguaia nesta terça-feira, 12, o governador Mauro Carlesse (DEM) empossou 3 novos secretários e 2 presidentes de autarquias. Divino Allan Siqueira tomou posse como Secretário de Estado da Governadoria; Miyuki Hyashida agora é a titular da Secretaria de Meio Ambiente (Semarh); Sebastião Albuquerque Cordeiro tomou posse como Chefe de Gabinete do Governador.

Jaime Café, nomeado para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), não tomou posse hoje como previsto porque testou positivo para covid-19. Ainda não há uma nova data marcada para sua posse.

Entre os novos gestores de autarquias, Paulo Antônio de Lima foi nomeado novo presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Renato Jayme da Silva presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Durante a solenidade, Miyuki Hyashida destacou que terá uma gestão focada em sustentabilidade frente à Secretaria de Meio Ambiente. “A gente vai ter que trabalhar em situações sustentáveis, principalmente porque temos um estado muito visado em cima de produção”, afirmou.

Frente à Governadoria, Divino Allan disse que vai atuar para que as propostas realizadas no início do governo sejam cumpridas. “Agora vamos acelerar mais ainda os cumprimentos das nossas tarefas para que o Plano de Governo e os objetivos que foram propostos no início pelo Governo Carlesse sejam cumpridos”, declarou.

Já o governador Mauro Carlesse enfatizou a harmonia entre os Poderes no comando do estado. “Acho que na história do Tocantins isso nunca existiu. Temos uma harmonia muito grande entre os Poderes e todas as classes governamentais”, afirmou o governador.

A expectativa é de que Carlesse dê continuidade à reforma administrativa nas próximas semanas. Um dos nomes cotados é o de Jairo Mariano, ex-prefeito de Pedro Afonso, para a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), atualmente comandada por Tom Lyra.