A operação da Polícia Militar do Tocantins garantiu a segurança em toda a logística na primeira fase de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020), neste domingo, 17. Conforme o relatório da Operação Enem 2020, não foi registrada nenhuma intercorrência.
Ainda de acordo com dados do relatório, como resultado, o Tocantins se manteve entre os dez estados mais ágeis na entrega dos malotes.
Foram empregados diretamente mais de 200 policiais militares nos locais de provas, em todo o Estado, e mais 400 estiveram envolvidos indiretamente no serviço ordinário das unidades, tendo em vista a necessidade de cumprir os protocolos sanitários para a contenção do Covid-19.
2ª etapa
A PMTO prevê o mesmo modus operandi na segunda fase de aplicação das provas do Enem 2020, que ocorrerá no próximo domingo, 24 de janeiro.
Conforme o Ministério de Educação (MEC), o ENEM/2020 no Tocantins está sendo aplicado por meio de 32 Centros de Distribuição Logística (CDLs) dos Correios, sendo aplicadas em 138 locais (foram 131 na edição anterior) distribuídos por 31 cidades, para um público de 58.243 estudantes inscritos, quantitativo que representa um aumento de 25% em comparação com o exame passado realizado em 2019.
Segundo o comandante geral da corporação, coronel Jaizon Veras Barbosa, a missão da PMTO é garantir que a Operação Enem 2020 seja concluída da forma mais tranquila possível. “Estamos trabalhando com estratégias a fim de prevenir, detectar e reprimir quaisquer tipos de intercorrências. Nesse primeiro dia foi um sucesso e a Polícia Militar está empenhada em que na próxima fase também não haja nada que venha dificultar ou impossibilitar a realização da prova”.
Segurança reforçada
O policiamento está ocorrendo por meio de escoltas e guarda das provas e dos cartões-resposta (de e para as sedes das unidades militares e locais de aplicação), policiamento a pé e motorizado, e conta com suporte aéreo na aeronave da Secretaria de Segurança Pública/Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) nos locais de realização do ENEM/2020.
O objetivo é preservar a ordem pública, evitar transtornos e viabilizar que o evento ocorra sem prejuízos para os candidatos e para a organização do certame, especialmente nos horários de abertura e fechamento dos portões.