Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Edgar Tollini afirma que Estado do Tocantins deve receber mais doses nos próximos dias

Edgar Tollini afirma que Estado do Tocantins deve receber mais doses nos próximos dias Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes Edgar Tollini afirma que Estado do Tocantins deve receber mais doses nos próximos dias Edgar Tollini afirma que Estado do Tocantins deve receber mais doses nos próximos dias

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), enviou 16.288 doses da CoronaVac (imunizante contra a Covid-19) ao Polo de Distribuição da Central Estadual de Imunização da região Norte do Tocantins. O envio ocorreu nesta terça-feira, 19, e o quantitativo atenderá 58 municípios que poderão retirar as vacinas, a partir das 14 horas, desta quarta-feira, 20. Outras 27.712 doses ficaram no centro de Distribuição na sede Central, em Palmas, para retirada pelos 81 municípios da região sul do Estado, com previsão de entregas também a partir desta quarta, às 14 horas.

Segundo a gerente de Imunização da SES, Diandra Rocha,“todos os municípios poderão retirar suas doses a partir de amanhã [quarta-feira, 20], às 14 horas. Vale destacar que cada município receberá a quantidade baseada no número de pessoas contidas nos grupos prioritários, que compreendem a primeira fase de vacinação, que são os idosos residentes em instituições de longa permanência, indígenas que moram em aldeias e profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19”, afirmou.

O Estado do Tocantins recebeu 44 mil doses da CoronaVac, na noite da segunda-feira, 19, quando foram imunizados três profissionais de saúde, que atuam no Hospital Regional de Gurupi, Hospital Geral de Palmas (HGP) e Unidade de Saúde da Aldeia Funil, em Tocantínia. Em todo o Estado serão vacinadas 22 mil pessoas, nesta primeira etapa.

O titular da SES, Edgar Tollini destacou que a equipe técnica da pasta tem trabalho priorizando a logística de distribuição da vacina. “Desde ontem [segunda-feira, 18], estamos empenhados em fazer chegar estas doses aos municípios. Nossa equipe de Vigilância em Saúde está conferindo os lotes e realizando a separação de acordo com o quantitativo de cada município da forma mais célere possível, pois temos pressa em imunizar nossa população”.

Edgar Tollini também esclareceu que, “mais doses virão e logo mais teremos novos grupos sendo vacinados e a nossa expectativa é de ter vacina para a grande maioria de nossa população. Para isso podem continuar contando com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde que não tem medido esforço para cuidar dos pacientes e garantir um serviço de qualidade”.

Salas

Para a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, o Tocantins conta com 314 salas de vacinação ativas e em média, 534 vacinadores estão atuantes.

Dados epidemiológicos

Dados do Boletim Epidemiológico da Covid-19 divulgado pela SES, nesta terça-feira, 19, apontam que, atualmente, o Tocantins contabiliza 311.800 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 97.196 casos confirmados. Destes, 85.552 pacientes estão recuperados, 10.321 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.323 pacientes foram a óbito.