Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Diante do cenário de pandemia da Covid-19 que ainda persiste, a volta às aulas na rede municipal de ensino de Gurupi, marcada para 8 de fevereiro, ainda deve ser em formato remoto, como ocorreu no segundo semestre do ano passado. Um planejamento estratégico já foi traçado pela Secretaria de Educação de Gurupi para o retorno presencial, o que depende da deliberação do Comitê Gestor de Prevenção à doença no município.

Segundo a secretária de Educação de Gurupi, Amanda Costa, quando todas as escolas forem reabertas, as normas sanitárias de biossegurança serão seguidas, com total proteção para alunos, professores e funcionários. “Nossa equipe já está preparada dentro do que regem os protocolos para esse retorno. Quando os comitês gestores, tanto estadual quanto municipal, de prevenção a Covid-19 definirem pelo retorno presencial, nós já estaremos com tudo muito bem organizado. Até o dia 31 deste mês, ainda seguiremos o atual decreto que impossibilita o retorno das aulas presenciais”, explica a secretária reforçando que a previsão é que não haja o retorno das aulas presenciais em fevereiro, até que os números da doença se estabilizem.

Conforme o calendário escolar do município, o ano letivo de 2021 começa com a volta às aulas, marcada para o próximo dia 8.

Rede particular

Na rede particular de ensino, onde existe a reivindicação pela retomada das atividades presenciais, o cenário é um pouco diferente para algumas modalidades.

Os ensinos fundamental e médio nas escolas privadas são regidos pelo Conselho Estadual de Educação. “Não é o município que delibera sobre essa rede, e ela também é regida pelo decreto de prevenção a Covid-19 que segue em vigência até o final deste mês, portanto, também não podem ter aulas presencias”, disse a secretária.

De acordo com Amanda, no final de janeiro haverá novas deliberações do comitê para fevereiro, e que estas poderão, ou não, trazer alterações a respeito do formato das aulas. “As escolas particulares de Gurupi que ofertam ensino médio, já podem retornar às atividades presenciais, desde que façam um planejamento de prevenção a Covid-19 e encaminhe ao Conselho Estadual de Educação para aprovação”, reforçou Amanda.