Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A reunião aconteceu de modo on-line por meio do aplicativo Google Meet

A reunião aconteceu de modo on-line por meio do aplicativo Google Meet Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A reunião aconteceu de modo on-line por meio do aplicativo Google Meet A reunião aconteceu de modo on-line por meio do aplicativo Google Meet

Na primeira reunião ordinária de 2021, o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) deu posse aos novos conselheiros e escolheu presidente e vice-presidente para o biênio que se encerra em 2022. A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21, de modo on-line por meio do aplicativo Google Meet.

Foram empossados no Ceas os 24 novos integrantes, sendo 12 membros titulares e 12 suplentes; a metade deles representando o governo e a outra metade vindos da sociedade civil.

Os conselheiros presentes escolheram como presidente do órgão colegiado, entre os seis membros titulares do governo, a representante da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Simone Bonfim Braga Chaves; e como vice-presidente, escolhida entre os representantes da sociedade civil, Fernanda Barreira Brito, do Conselho Regional de Psicologia 23ª Região.

A presidente Simone Bonfim disse que a gestão do Ceas é um grande desafio por se tratar de várias demandas multissetoriais. “Precisamos capacitar todos os conselheiros para que compreendam qual o papel de cada um e conheçam a fundo as normas e, dessa forma, possamos garantir que a execução dos serviços socioassistenciais aconteça conforme preconiza a legislação”, argumentou ela, acrescentando que por ser uma gestão governamental certamente encontrará na Setas uma parceria para esse biênio.

O secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, prestigiou toda a reunião; deu as boas-vindas aos novos conselheiros e agradeceu aos anteriores pela luta constante em garantir direitos aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “O Governo/Setas entende a importância do controle social na política de assistência social, parabeniza os novos membros e reafirma o compromisso com essa instância para que possamos juntos promover seu efetivo funcionamento”, ressaltou o secretário.

A reunião também definiu o calendário anual de 2021 e a composição das comissões do Ceas/TO.

Ceas

O Conselho Estadual de Assistência Social é um órgão superior de deliberação colegiada. No Tocantins é vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.