Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representando os trabalhadores que estão na linha de frente desde o início da pandemia, a Enfermeira Assistencial, Danúbia Fernandes de Sousa foi a primeira profissional a ser imunizada contra a Covid-19 no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins, instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em Araguaína (TO), nesse sábado, 23. A ação, coordenada por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde teve o intuito de imunizar 120 profissionais do hospital, seguindo critérios estabelecidos no Plano Municipal de Vacinação.

Na ocasião, a enfermeira que atua na área da saúde desde 2009 falou sobre a experiência de participar desse momento aguardado. “Me sinto otimista, aliviada com a chegada da vacina e feliz por fazer parte e representar a equipe Covid nesse momento histórico para todos, para saúde e a ciência. Foram dias difíceis de pandemia, precisamos de toda nossa coragem para atender e acolher aos doentes. Hoje sou grata a Deus, porque até aqui o Senhor nos ajudou (1 Samuel, 7:12)”, disse.

O superintendente substituto do HDT-UFT, Antônio Oliveira fez questão de participar da solenidade simbólica. “Hoje é um dia especial porque a gente espera que com o início da vacinação possamos de fato controlar essa epidemia que tem prejudicado tanto a rotina do hospital e a vida das pessoas, assim, temos esperança de que a vacinação será de fato um ponto de mudança no combate a essa pandemia”.

Oliveira destacou ainda que os demais profissionais serão vacinados em outras etapas de imunização, a depender de novas doses de vacinas fornecidas pela Prefeitura, conforme orientações do Plano Municipal. As listas com os nomes serão divulgadas por meio do e-mail institucional, e outros canais de comunicação interna, garantindo total transparência ao processo.