Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Hospital Geral de Palmas

Hospital Geral de Palmas Foto: André Araújo/ Governo do Tocantins

Foto: André Araújo/ Governo do Tocantins Hospital Geral de Palmas Hospital Geral de Palmas

Profissionais que atuam no Hospital Geral de Palmas (HGP) denunciaram à reportagem do Conexão Tocantins irregularidades que estariam ocorrendo na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). De acordo com a denúncia, pacientes diagnosticados com covid-19 estariam sendo tratados na unidade.

Segundo os profissionais, uma paciente internada em um dos leitos está com covid-19; um outro paciente, internado no leito ao lado também teria testado positivo para a doença e os profissionais acreditam que ele tenha sido contaminado pela colega ao lado. “O leito 05 é paciente Covid e, por consequência, o leito 06 positivou. Os profissionais de enfermagem, técnicos e enfermeiros, estão em risco por se tratar de um setor de UCI para não covid-19”, relatou um denunciante.

Ainda de acordo com a denúncia, os profissionais que atuam no local também estão correndo risco de contaminação. “Nem sempre [o setor] oferece N95 e outros materiais pra lidar com pacientes com essa doença”. A N95 à qual o profissional se refere é um tipo de máscara de proteção. Segundo ele, quando há disponibilidade deste tipo de máscara, os profissionais são obrigados a utilizar a mesma por 7 dias e guarda-la na bolsa.

Além do risco de contaminação no setor que não deveria receber pacientes de covid-19, eles também relatam que, recentemente, teriam sido informados pela diretora multiprofissional da área de que nem todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem em atuação na unidade receberão a vacina contra o novo coronavírus.

A reportagem do Conexão Tocantins solicitou esclarecimentos à Secretaria de Estado da Saúde (SES) a respeito das denúncias apresentadas. As respostas não haviam sido enviadas até o fechamento desta matéria.