Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma forte área de baixa pressão atmosférica se desenvolve entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai e gera nuvens muito carregadas que se espalham sobre o Sul do Brasil. Essas nuvens têm potencial para provocar temporais.

O ar quente úmido que está espalhado sobre o Brasil estimula a formação de muita nebulosidade sobre o país. Nuvens carregadas crescem em quase todos os estados.

Um vórtice ciclônico de altos níveis ainda atua entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil reduzindo a nebulosidade as condições para chuva em parte das duas regiões

O ar frio de origem polar está sendo bloqueado e não consegue chegar ao Brasil. As temperaturas permanecem altas em todo país.

Previsão do tempo para quarta-feira, 27

Esta quarta-feira, 27 de janeiro, será mais um dia quente e úmido sobre quase todas as regiões do Brasil. A maioria das áreas do país tem períodos com sol e várias pancadas de chuva no decorrer do dia.

Na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e o sul da Bahia, o sol aparece forte e as pancadas de chuva acontecem com fraca a moderada intensidade e sem raios.

Quarta-feira com alerta para chuva forte e volumosa na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai.

As pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite em São Paulo, no oeste sul de Minas Gerais, no extremo sul do Rio De Janeiro, na maioria das áreas de Goiás, Distrito Federal e de Mato Grosso.

Chove várias vezes durante o dia no oeste dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina e também no centro e oeste do Rio Grande do Sul. Nas outras áreas da Região Sul, as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite.

Ceará, Piauí e Maranhão podem ter pancadas de chuva com raios e há risco de chuva forte no litoral maranhense. Sol forte o tempo seco no sertão do Nordeste e no interior da Bahia.

Quarta-feira ensolarada no Espírito Santo, em praticamente todo o estado do Rio de Janeiro e na maioria das áreas de Minas Gerais. As capitais Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte têm um dia com muito calor e sem condições para chuva

A cidade do Rio de Janeiro deve ser a capital mais quente do país nesta quarta-feira e nos próximos dias, com previsão de temperatura máxima de quase 40 até o fim de Janeiro.

Alertas meteorológicos para quarta-feira, 27

Situação de perigo com alto risco de temporais, com chuva volumosa, granizo e ventania na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai. As tempestades violentas podem ocorrer também em locais como Pelotas, Bagé e Uruguaiana.

Alerta para temporais no centro-oeste e norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, centro, oeste, sul e norte do Paraná, no centro-oeste de São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no oeste e centro-sul de Goiás, no leste, centro-sul e oeste de Mato Grosso, em Rondônia, no centro-leste do Amazonas, no centro-oeste e norte do Pará e no Amapá.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento no sul de Roraima, no centro-oeste e noroeste do Amazonas, no Acre, no sul e leste do Maranhão, em Teresina e no centro-norte do Piauí e pelo interior do Ceará.

Também ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e ventos fortes o Tocantins, o sul do Pará, o norte de Mato Grosso, a região do Distrito Federal e todo norte e centro-oeste de Goiás, o oeste e o sul de Minas Gerais, o sul do estado do Rio de Janeiro, o norte, centro-leste e sul de São Paulo, o leste do Paraná, o centro-leste e o sul de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul.

As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Goiânia, Brasília, Palmas, Teresina podem ter chuva forte nesta quarta-feira.