Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lino Vargas

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (PROS), recebeu a visita do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda. O encontro, que aconteceu na tarde dessa terça-feira, 26, teve como objetivo firmar parcerias para fomentar a produção rural do município, entre elas, o projeto Tilápia – Vida na Água.

Na oportunidade, o presidente do Ruraltins apresentou o termo de Cooperação técnica, que deve ser celebrado entre o Instituto e o município, voltado para o desenvolvimento da piscicultura, com o projeto Tilápia - Vida na Água. A proposta é que Gurupi seja o piloto deste Projeto e modelo para o Estado. São R$ 10 milhões em recursos, por meio da Agência de Fomento, para viabilizar geração de renda aos pisciculturistas.

De acordo com a prefeita Josi Nunes, há uma parceria intensa entre o Governo do Estado e sua gestão, e que a área rural também será inserida nesta cooperação. “Vemos com otimismo esta minuta de projeto de parceria, que nos foi apresentada para incrementarmos a cadeia produtiva na área rural. Uma série de projetos, como este na área de piscicultura, serão desenvolvidos. A nossa procuradoria já ficou com a minuta e queremos promover a assinatura deste termo, para que possamos ter benefícios deste conhecimento técnico do Ruraltins na atividade prática em nosso município”, disse.

Segundo o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, o objetivo é fazer de Gurupi um case de sucesso com o projeto Tilápia - Vida na Água, além de fortalecer outras áreas de produção. “Estamos começando o projeto em Gurupi e queremos que seja modelo para estendermos ao Estado inteiro. E além da piscicultura, vamos incrementar o termo com ações de fomento à agricultura, ajudando o município a desenvolver ainda mais a produção de alimentos, tanto do pequeno, do médio e do grande produtor”, frisou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi, Pedro Dias, esta parceria renderá bons frutos ao setor de produção. “Teremos um bom proveito do conhecimento técnico dos profissionais do Ruraltins em cima de algumas ações que colocamos como prioridade no município, entre elas a piscicultura, a avicultura, a suinocultura e fruticultura, todas elas dentro daquilo que é o trabalho do Instituto, que é a extensão rural, a assistência técnica direta ao produtor”, afirmou.

Pelo órgão do Governo, também participaram da reunião o vice-presidente José Anibal Lamattina; o Diretor de Assistência Técnica, Marco Aurélio Gonçalves; o Diretor de Pesquisa e Inovação, Kin Gomides; e o Gerente Regional Francismar Rodrigues Gama. Pelo município, a Procuradora Geral, Celma Milhomem, e a Controladora Geral, Vilma Alves de Souza, também estiveram presentes.