Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Nessa quinta-feira, 28, a Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO) lançará o primeiro episódio da Websérie produzida sobre as experiências agroecológicas do Bico do Papagaio. Intitulada “Agroecologia em Rede no Bico do Papagaio”, a série tem 13 episódios que serão lançados nas redes sociais da APA-TO toda quinta-feira.

A websérie foi produzida para compartilhar as experiências praticadas pelos agricultores camponeses, quebradeiras de coco e quilombolas que participam da Rede Bico Agroecológico e que deram certo na região do Bico, com alternativas para a produção de alimentos, cuidado com animais, reaproveitamento e armazenamento de água, implantação de cisternas, manejo na apicultura, cuidados com as hortas e também práticas que podem facilitar o manejo de cultivos agroecológicos

O episódio de abertura se chama “Mãe e Filha”, e apresenta a experiência de Katarina da Conceição, uma jovem formada na Escola Família Agrícola e sua mãe, Juscilene. As duas compartilham o terreno de cultivo de vida e de plantas, no Projeto de Assentamento Sete de Janeiro, em Araguatins. Katarina mantém um Sistema Agroflorestal (SAF) ao lado da horta da mãe, e as duas se ajudam no cuidado com as plantas e na troca de saberes. Nada se perde na casa da família, nem as folhas, outrora queimadas, que agora servem para cobertura do solo.

Nas histórias compartilhadas, está presente o desejo por uma vida melhor e de qualidade para quem vive do e no campo. Muitos dos retratados narram a trajetória de trabalhar para outras pessoas, vivendo sujeitos às regras de patrões. Os mais jovens relatam o desejo de construir formas de viver e produzir para poderem permanecer no campo.

Vale ressaltar que na série, cada episódio fala de uma experiência, apresentando para os espectadores alternativas acessíveis e sustentáveis para melhorar o dia-a-dia no campo e como é possível viver um modo de vida em harmonia com a biodiversidade. Por exemplo, a reutilização de águas cinzas, que consiste em um sistema de escoamento da água utilizada na casa, para as plantas. Ou então, dicas que podem estar faltando para um iniciante no cultivo de hortaliças, um modelo de canteiros, como o canteiro econômico, que economiza, principalmente, água e tempo do agricultor.

É possível acompanhar a websérie no canal da APA-TO no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC2iH-PQvNF3kD3wJJGGEPDQ) e nos perfis do Facebook (facebook.com/apatobico) e Instagram (@ongapato).