Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o início da vacinação dos profissionais do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) contra a Covid-19, a Unidade de Saúde elaborou um Plano de Retomada das Atividades de Ensino para o retorno gradual dos estudantes. O hospital universitário faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e oferta atendimentos a doenças infectocontagiosas e parasitárias para Araguaína (TO) e região.

Desde março de 2020 foram suspensos todos os estágios como medida preventiva ao contágio do novo coronavírus, por conta da pandemia, e só agora com a vacinação dos primeiros profissionais, as atividades estão sendo retomadas. A integração remota dos calouros de medicina da UFT 2020/2, foi a primeira ação do Plano, realizada no dia 21 de janeiro.

De acordo com a chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico, Maria Izabel Gonçalves de Alencar Freire, para fevereiro, está previsto retomada de 30% da capacidade do total de alunos que o hospital recebe; para primeira quinzena de março, voltará 50% e na segunda 75%; e em abril, se todos estiverem vacinados, espera-se 100% de retorno dos alunos.

A profissional explica que a princípio o hospital vai priorizar o retorno dos alunos do terceiro e quarto período de medicina da UFT, Campus de Araguaína, observando todas as regras de segurança. Vai abranger 29 alunos que realizarão o estágio em horários delimitados, para não haver aglomeração, e a maioria das aulas serão sem contatos com pacientes, contando assim com atividades como aprendizagem sobre paramentação, utilização de ferramentas e aparatos médicos, entre outros; e mais para o final do mês está programado dois dias de aula no ambulatório juntamente com os professores.

Além destes alunos de medicina, o cronograma prevê na segunda quinzena de fevereiro, o estágio de seis alunos, sendo dois de engenharia elétrica, dois de engenharia civil e dois de engenharia de produção, a ser realizado em períodos diferentes nas áreas administrativas. As outras instituições de ensino que o HDT-UFT tem convênio retomarão com as atividades dos estudantes a partir de março.

Vacinação

No dia 23 de janeiro, todos os profissionais que atuam na linha de frente do Covid-19 receberam a primeira dose da vacina, conforme ordem de priorização estabelecida no Plano de Vacinação do Município. A previsão é de que os demais profissionais sejam imunizados nas próximas etapas.