Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 60% dos empresários pesquisados apontaram a Falta ou Alto Custo da Matéria-Prima (59,15%) como o principal problema enfrentado pelo segmento, de acordo com a Sondagem Industrial do 4º trimestre de 2020, seguido da Elevada Carga Tributária (33,80%) e da Falta ou Alto Custo de Energia (22,54%).

Os indicadores de Evolução da Produção e do Número de Empregados registraram 44 e 48 pontos, o que representa quedas de 5 e 2 pontos, respectivamente, em relação ao trimestre anterior. Apesar de ter registrado o maior crescimento em toda série histórica, o acesso ao crédito pelos empresários tocantinenses ficou em 46 pontos. Os resultados mostram uma retração na atividade produtiva no final de 2020, situação indicada por valores abaixo de 50 pontos, de acordo com a metodologia da pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Vivemos a crise sanitária mais grave da atualidade, com forte impacto social e econômico. O mercado parou. Isso provocou a escassez de matéria-prima e a retração da indústria em todo o país. Mas 2021 começa com a notícia da chegada da vacina, que traz mais tranquilidade para o mercado e otimismo para o setor produtivo”, avalia o presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires. 

O estudo aponta que os empresários se mostraram otimistas para os próximos seis meses em relação a Demanda por seus produtos (58 pontos), Compra de Matéria-Prima (58 pontos) e Número de Empregados (53 pontos).

A sondagem é realizada de forma on-line e por telefone e reúne indicadores que mensuram as expectativas, principais gargalos, situação atual e intenções de investimentos dos participantes. A amostra deste 4º trimestre contemplou 71 indústrias, sendo 52 de pequeno porte e 19 de médio e grande porte. A publicação completa está publicada no site www.fieto.com.br link Estudos e Pesquisas.