Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Os 163 profissionais, entre técnicos em enfermagem e enfermeiros do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) terão acesso a plataforma online durante 180 dias para a realização dos dois cursos sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) Descomplicada e sobre o Cálculo e Administração de Medicamentos. A Unidade de Saúde faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas e parasitárias para Araguaína (TO) e região.

A ação é uma iniciativa da Divisão de Enfermagem e da Unidade de Gestão do Cuidado em Enfermagem com o intuito de garantir uma assistência de qualidade e o cumprimento com a legislação vigente para o exercício profissional, considerando que o colaborador, por ser um agente a serviço da sociedade, deverá possuir a capacidade de atuar na diversidade devido ao seu compromisso com a ética e os princípios constitucionais, fazendo-o a partir de um sistema de atualização permanente de forma que possa buscar o bem comum.

A chefe de Divisão de Enfermagem, Áurea Maria Casagrande da Luz explica que a necessidade de implantar a SAE em sua totalidade na prestação do serviço de enfermagem do HDT-UFT, está amparada no cumprimento da legislação do exercício profissional vigente, previsto na resolução COFEN Nº 358/2009 que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do processo de enfermagem em ambientes públicos e privados obrigatoriamente.

“O curso já havia sido programado, mas por motivos alheios a nossa vontade foi adiado e culminou com os últimos acontecimentos no cenário mundial frente a pandemia do coronavírus, onde a Ebserh com a resolução nº 213, de 12 de março de 2020, orientou o adiamento de todos os eventos e encontros em que houvesse aglomerações de pessoas. Com a implantação do Sistema AGHU que contempla o Processo de Enfermagem, foi deliberado pela Comissão de Implantação e Informatização da Sistematização da assistência de Enfermagem (COIISAE) a necessidade de ofertar este curso para toda a equipe de enfermagem do hospital”.

Já o chefe da Unidade de Gestão do Cuidado em Enfermagem, Danilo da Silva dos Santos destacou que em razão da realização do Curso de forma online, houve a possibilidade de trazer mais um curso para a equipe de enfermagem do HDT-UFT. “E, então, ofertamos o curso de Cálculo e Administração de Medicamentos, sendo mais uma oportunidade para que a equipe aprimore seus conhecimentos e obtenham maior segurança nesta atividade”.

Sobre os cursos

SAE Descomplicada é um curso interativo e dinâmico para conhecer mitos e verdades sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e rever e compreender todas as fases do novo Processo de Enfermagem sobre a SAE.

Cálculo e Administração de Medicamentos é um curso com conteúdo teórico e prático de atualização, revisão de conceitos relacionados aos principais grupos farmacológicos e à prática segura, além da possibilidade de rever e exercitar os diferentes tipos de cálculos de medicamentos, incluindo os específicos para pediatria e neonatologia.

Os dois cursos foram desenvolvidos em formato de trilha de aprendizagem, isto é, o participante percorre as atividades indicadas ao longo do curso para se atualizar de uma maneira diferente. O conteúdo oferece videoaulas com enfermeiros experientes, textos para reflexão, exercício e games, além de certificado de conclusão online.

Saiba mais sobre a SAE

A SAE é uma metodologia desenvolvida a partir da prática do enfermeiro para sustentar a gestão e o cuidado no processo de enfermagem. O método é organizado em cinco etapas, que ajudam a fortalecer o julgamento e a tomada de decisão clínica assistencial do profissional de enfermagem. Dessa forma, o profissional consegue agir de acordo com a priorização, a delegação, gestão do tempo e contextualização do ambiente cultural do cuidado prestado. Com a utilização dessa metodologia, é possível analisar as informações obtidas, definir padrões e resultados decorrentes das condutas definidas. Lembrando que, todos esses dados deverão ser devidamente registrados no prontuário do paciente.

O processo é organizado em cinco etapas relacionadas, interdependentes e recorrentes: coleta de dados ou histórico de enfermagem; diagnóstico de enfermagem; planejamento de enfermagem (prescrição de enfermagem); implementação (ações e intervenções) e avaliação de enfermagem (evolução).

O uso da tecnologia na SAE, é fundamental. Não há como falar em sistematização da assistência de enfermagem sem citar a tecnologia. Isso porque, os recursos tecnológicos prestam suporte para que a metodologia seja realizada com efetividade. A integração dos dados e a possibilidade de estar a par de todo atendimento ao paciente de forma remota, auxiliam o processo, aumentam a segurança e o cuidado com o paciente.