Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O gerenciamento participativo e integrado da APA Serra do Lajeado é o objetivo do Conselho

O gerenciamento participativo e integrado da APA Serra do Lajeado é o objetivo do Conselho Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O gerenciamento participativo e integrado da APA Serra do Lajeado é o objetivo do Conselho O gerenciamento participativo e integrado da APA Serra do Lajeado é o objetivo do Conselho

O Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (CDAPASL) realizou nesta segunda-feira, 1º, reunião ordinária para dar posse aos novos membros do conselho, para o biênio 2021-2023. Como novo membro, foi empossada como titular Renata Acácio e suplente Angélica Beatriz, representantes do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região (CRBio-4ª), que passam a integrar o CDAPASL.

Os demais membros foram reconduzidos, uma vez que já faziam parte da entidade, sendo eles Associação Água Doce, Investco S.A., Prefeitura de Tocantínia, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (Seduc), Ecoterra – Gestão de Áreas Verdes, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Prefeitura de Palmas, Prefeitura de Lajeado e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que já têm assentos no Conselho. A entidade é presidida pela servidora do Naturatins, Camila Muniz, supervisora da APA Serra do Lajeado.

Camilla Muniz explicou que a reunião de posse foi para formalizar a nova composição da entidade, repassar seu estatuto e apresentar as principais questões que serão debatidas ao longo do biênio. Também foi apresentado, de maneira geral, um resumo dos estudos realizados pelo Grupo de Trabalho que está finalizando a revisão do Plano de Manejo da APA Serra do Lajeado.

O Conselho tem como objetivo promover o gerenciamento participativo e integrado da APA Serra do Lajeado, tendo entre suas tantas atribuições estabelecer normas de interesse da APA e acompanhar sua gestão; revisar, com acompanhamento técnico, seu Plano de Manejo; avaliar, opinar e ou aprovar planos, programas e projetos a serem implementados ou em execução na APA e a ela relacionados; além de propor, quando necessário, a elaboração e a implementação de planos emergenciais.