Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Desde setembro do ano passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Tocantins está coletando dados das prefeituras por meio da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). Porém, devido a pandemia e apesar de todos os esforços, mais da metade das administrações ainda não responderam os questionários enviados.

O supervisor da Munic no Estado, Paulo Ricardo Amaral de Jesus, solicita o apoio e atenção dos gestores municipais, no sentindo de obter, junto aos devidos setores, o preenchimento dos blocos temáticos sob sua competência no menor prazo que for possível. Caso contrário, a realização da pesquisa ficará comprometida.

Nos anos anteriores, destaca Paulo Ricardo, os municípios colaboraram bastante para que essa realidade fosse retratada de forma fiel e técnica. “Pedimos o apoio de vocês para que possamos continuar retratando a realidade brasileira com a qualidade que todos nós brasileiros e tocantinenses merecemos. Contamos com o apoio de todos”, ressaltou o supervisor.

Munic

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais faz um levantamento pormenorizado da estrutura, dinâmica e o funcionamento das instituições públicas, tendo como unidade de investigação o município e, como informante principal, a prefeitura, por meio dos diversos setores que a compõem.

A Munic teve início em 1999, com periodicidade anual, extensiva à totalidade dos municípios do País. Os temas e questões abordados visam construir uma base de dados de avaliação e monitoramento dos quadros institucional e administrativo das municipalidades. O objetivo é traçar um amplo perfil de todos os municípios brasileiros.

A Munic 2020, através do questionário básico, coleta informações sobre a estrutura administrativa e das prefeituras, como recursos humanos, habitação, transporte, agropecuária, meio ambiente, gestão de riscos e desastres e Covid-19.