Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faleceu nessa segunda-feira, 1º de fevereiro, o ex-presidente e secretário de Formação Profissional e Sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras-TO), Getúlio de Sousa Araújo, 67 anos, após parada cardiorrespiratória em hospital particular em Palmas. Ele deixa dois filhos.

Era filiado no sindicato desde 11 de maio de 1998. Desde então era notório sua autenticidade e perfil de liderança o que levou a ser eleito como presidente do Sintras-TO onde exerceu o cargo por dois mandatos consecutivos. O primeiro no período de 25/05/1997 à 25/05/1999 e o segundo de 25/05/1999 a 25/05/2002.

Getúlio atuou como servidor público estadual iniciando no cargo de Técnico de Enfermagem efetivo em 1994 e professor também efetivo em 2003. Era aposentado nas duas áreas de atuação.

Ele deixa um grande legado aos trabalhadores da saúde com sua expressiva participação nas lutas dos direitos da categoria no Tocantins.  

Encabeçou a greve dirigida pelo Sintras no ano de 2014 no município de Buriti do Tocantins onde a categoria cobrava da gestão municipal o pagamento dos salários atrasados e o cumprimento do Plano de Cargo Carreira e Remuneração-PCCR.

Sua marca forte como militante sindical foi registrada ainda durante os movimentos grevistas do sindicato que durou 59 dias em 2015 e a de100 dias em 2016 nas quais pautavam melhores condições de trabalho e mais respeito com o servidor público da saúde.

Também esteve à frente do grande projeto que habilitou mais de três mil profissionais prático no estado do Tocantins em 2004 e 2005 – Haproento.

“Estamos consternados pela sua partida. Mas ficamos com um grande exemplo de militância sindical. Era notório a sua dedicação, compromisso e zelo pelo que fazia frente as ações do sindicato. Nos fará muita falta pois em todas as ações sempre tinha algo para ensinar.  Ele demonstrava grande paixão nas lutas do sindicato defendendo o direito dos profissionais da saúde”, destaca o presidente Manoel Pereira de Miranda.

O corpo está sendo velado na Igreja de Deus, localizada na Rua 08 Quadra 17 Lote 22 Aureny IV, de 7 às 13h desta terça-feira com todos as normas de prevenção contra a covid-19 como distanciamento, uso de álcool em gel e máscara.  O sepultamento será no cemitério Jardim da Paz também na Capital.