Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins caracteriza-se por ter na agropecuária o setor que absorve a maior parte da população economicamente ativa. A agropecuária contribui com mais de 60% na formação do Produto Interno Bruto (PIB), sendo a principal atividade econômica do Estado, com destaque para a pecuária.

A bovinocultura de corte, predominantemente extensiva, é a principal empregadora de mão de obra no Estado, seguida pela bovinocultura de leite. Com a crescente demanda por proteína animal, as atividades de avicultura e suinocultura têm ganhado espaço no mercado interno e externo.

As agroindústrias do Tocantins confirmam a dinâmica do setor agropecuário, já que a grande maioria de empresas do Estado são agroindústrias e empresas agropecuárias (privadas e cooperadas) do setor de carne, grãos, insumos industriais (fertilizantes, sementes, corretivos, defensivos, medicamentos veterinários dentre outras).

“O Estado tem investido cada vez mais em eficiência e competitividade em setores com forte potencial de crescimento, especialmente o agronegócio e a agroindústria. O agronegócio tocantinense caminha para a sustentabilidade, focado na melhoria da produtividade por meio da inovação tecnológica sistemática e da inclusão social das comunidades rurais, já que seu bom desempenho pode contribuir significativamente para garantir a melhoria na distribuição de renda e na redução da pobreza em todas as regiões do Estado”, afirmou o governador Mauro Carlesse.

Conforme a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), os produtos que deverão ter maior potencial de crescimento para os próximos anos são: soja em grão, carne de frango, carne suína e algodão. O mercado interno e a demanda internacional por esses produtos serão os principais fatores de crescimento para a maior parte desses produtos. Contudo, esse potencial só se tornará efetivo com investimentos massivos em pesquisa e tecnologia, bem como em logística e infraestrutura.

“O maior rebanho efetivo do Estado é o de bovinos com mais de 8 milhões de cabeças, seguido pelas aves com mais de 7 milhões de animais. O setor de avicultura conta com uma boa estrutura de produção no Estado, principalmente nas regiões norte e central. Em 2019, o Tocantins exportou 800 toneladas e em 2020 quase 900 toneladas de frango e seus derivados. É um setor em franca expansão e com forte capacidade de crescimento, tendo em vista as demandas do mercado asiático e europeu”, destaca o titular da Seagro, Jaime Café.

Conforme o secretário de Estado da Agricultura, o rebanho de suínos ainda é pequeno, com aproximadamente 300 mil animais, e que, devido à falta de frigoríficos certificados, não podem ser exportados ainda. “Serão necessários investimentos em infraestrutura de produção, industrialização e comercialização de suínos, como: melhoramento genético, sanidade animal, construção de frigoríficos especializados e insumos para a concretização da cadeia de suínos”, frisa Jaime Café.

O Governo do Tocantins visa desenvolver atividades em vários segmentos pecuários (bovinocultura, avicultura, suinocultura, ovinocaprinocultura e outros), por meio de ações gerenciais das cadeias produtivas, elaboração de estudos de apoio à promoção de pesquisas, capacitações, monitoramento que fomentem a pecuária tocantinense, investimentos em infraestrutura, como a construção sete frigoríficos de abates de bovinos em várias regiões estratégicas do Estado e que podem ser adaptados para o abate de suínos e caprinos, atendendo as exigências da legislação.

Estas ações estão sendo articuladas em um ambiente de discussão e planejamento onde participam todos os atores envolvidos no processo de desenvolvimento das atividades pecuárias.

Para isso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz), lançou edital para selecionar consultores para a elaboração de estudo para avaliação do potencial e das limitações, visando a implantação e desenvolvimento das cadeias da avicultura e da suinocultura no Tocantins de forma sustentável. O documento foi publicado na edição nº 5774 do Diário Oficial do Estado (DOE) de 26 de janeiro.

Os interessados devem comprovar ter experiência em desenvolvimento das cadeias da avicultura e suinocultura, em agronegócio, estudo de impactos socioambientais, e em estudo de viabilidade técnica e econômica como análise dos aspectos da produção de grãos (soja e milho); diagnóstico da infraestrutura de interesse; estratégias para atrair investimentos de indústrias produtoras e exportadoras de carne de aves e suínos; impactos socioambientais; e avaliação da utilização de resíduos da produção para a produção de energia elétrica e de biogás como parte de economia circular.

Os interessados podem obter mais informações de segunda a sexta-feira, de 12h30 às 18h30, na Sefaz, na Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP-PDRIS); ou pelo telefone, e-mail: ugppdris@gmail.com ou ugplicitacao@gmail.com.

Serviços de Consultoria

Os Serviços de Consultoria serão possíveis devido a um empréstimo do Governo do Tocantins com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para a implementação do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) e pretende utilizar parte dos recursos em pagamentos admissíveis para as consultorias selecionados de acordo com os procedimentos estabelecidos pelas diretrizes do Banco Mundial.